Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com a temática Sustentabilidade e Agronegócio, a quinta e última etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra 2011/12, realizada em dois estados da nova fronteira agrícola brasileira, Piauí e Maranhão, reuniu mais de 160 pessoas, entre produtores rurais, técnicos agrícolas e jornalistas, em dois dias de visitas a propriedades rurais e minipalestras técnicas. Em busca de novas tecnologias desenvolvidas para o melhoramento do cultivo de soja e milho no cerrado brasileiro, os agricultores da região conheceram sementes de ponta e variedades específicas que se adaptaram melhor ao clima e às doenças que afetam as lavouras das novas fronteiras agrícolas.

No dia 16 de março, um comboio com 20 caminhonetes partiu da cidade de Bom Jesus e percorreu cerca de 550 quilômetros entre os municípios de Currais e Uruçuí, no Piauí. Já no dia 17 de março, o comboio com cerca de 60 caminhonetes visitou propriedades rurais e canteiros experimentais no entorno da cidade de Balsas, no Maranhão, num percurso de 150 quilômetros.

O CEO da Ceagro, Paulo Fachin, acredita que o evento foi um sucesso, com participação acima da expectativa. “Nós encerramos o Rally Ceagro/ Expedição Safra com chave de ouro e com a certeza de que hoje a abrangência do evento é muito maior do que nos anos anteriores graças à parceria com a Gazeta do povo”.

Crescimento

De acordo com os produtores que participaram dos dias de campo, o MaToPiBa, região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve colher em média 3 mil quilos (50 sacas) de soja por hectare neste temporada, média superior à obtida no ciclo passado. “Essa vai ser uma grande safra. Tivemos alguns problemas pontuais com seca no Oeste da Bahia, mas isso não representa uma redução na produção da região”, comenta o CEO da Ceagro.

Segundo Fachin, entre os estados que compõe a nova fronteira agrícola, o Piauí é o que possui maior potencial de expansão de terras, seguido de perto pelo Tocantins. “O Piauí teve o seu desenvolvimento atrasado pela falta de infraestrutura, mas é o estado que possui uma maior disponibilidade de áreas boas para o cultivo de grãos”, declara. A Expedição Safra verificou durante o plantio da safra 2011/12 que o Piauí foi o estado que mais cresceu em área de cultivo, com uma variação de 13,2% em relação à safra anterior.

Já o Maranhão, que teve uma expansão de área de 10,2% nesta safra, o cultivo de soja e milho está mais consolidado. Os produtores da região têm buscado na tecnologia uma forma de aumentar a produtividade das lavouras, para além da expansão de área. A procura é por sementes com mais tecnologia, que sejam mais resistentes à seca, à buva e ao nematoide.

Para o produtor rural Ramirez dos Santos, que veio da cidade de Ourinhos (SP) há 10 anos e hoje cultiva 900 hectares de soja na região de Balsas (MA), o cenário da pesquisa mudou muito nos últimos anos. “Com o aumento de variedades de grãos e pesquisas que desenvolvem materiais específicos para a região, nós temos mais possibilidades de encontrar algo que se adapte à altitude e às pragas que enfrentamos aqui, possibilitando uma produtividade maior”, garante.

Apesar de ainda não ser muito comum na região, nas últimas duas safras Ramirez plantou 200 hectares de milho safrinha e gostou do resultado. “Vale a pena. Neste ano, inclusive, investi mais em adubação e insumos e espero colher mais do que no ano passado. A principal vantagem de fazer safrinha é a rotação de cultura e o aumento da massa seca no solo por causa da palha do milho.”

O produtor rural de Nova Santa Rosa, Piauí, Alexandre Barili, comenta que há 13 anos, quando veio chegou do Rio Grande do Sul, havia apenas três opções de soja para o cultivo. “Hoje já são dez e todo anos aparece coisa nova. Com esse leque de cultivares, é possível escolher um grão que se adeque melhor, com produtividade mail alta.”

Barili também planta milho verão, algo que não fazia quando chegou, e busca na semente solução para doenças. “Plantei duas variedades e, por um acaso, o fungicida não alcançou uma área. Uma das sementes foi afetada e a outra não”, conta.

Sobre a Ceagro Los Grobo

A Ceagro Los Grobo é uma empresa que produz e comercializa produtos e serviços para o agronegócio. O Rally Ceagro, em seu 7º ano, está no Centro-Oeste e Centro-Norte do país. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de conhecer de perto a realidade local e discutir as potencialidades dessas regiões. O Rally é um projeto que tem como foco apresentar soluções para a cadeia produtiva através do contato direto entre técnicos e fornecedores da Ceagro com os produtores rurais. Em locais pré-determinados, o Rally acompanha o desempenho da lavoura, apresenta novas variedades e novas tecnologias de cultivo.

Sobre a Expedição Safra

Desenvolvida há seis anos pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), consiste em um levantamento-técnico jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina), América do Norte (Estados Unidos) e Ásia (China). A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. Para fazer projeção e balanço da safra, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros. (Assessoria de Imprensa)