Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Nacim Borges

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, ao discursar na abertura oficial da 3ª Semana da Água, nesta quinta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, destacou que o Tocantins é um paraíso das águas, mas citou regiões isoladas no Estado, como o sudeste, onde a falta d´água prejudica centenas de tocantinenses, provoca a morte de animais e a mudança de moradores de suas casas. Galdino pediu o empenho de todos para o uso racional da água e sua preservação. Ele destacou a importância da transversalidade nas ações do Governo, que é o trabalho conjunto com as Secretarias. “É necessário o empenho de todos para o Tocantins captar recursos para investir em saneamento básico”, assinalou.

Um dos problemas apontados por Galdino como entrave na aprovação dos projetos para obtenção de recursos é a falta de titularidade de terras em muitas regiões, aonde a regularização fundiária ainda não chegou. O presidente da ATS também destacou a importância do trabalho do Naturatins na legalização de projetos para obtenção de recursos. Na ocasião, Edmundo Galdino anunciou o projeto piloto que a ATS realiza em Araguatins, norte do Estado, de revitalização do Rio Taquari. “Este rio propaga uma doença desconhecida que está cegando adultos e crianças”, explicou enfatizando que embora o Tocantins tenha abundância de água, há lugares onde falta água e em outros há água contaminada. “Precisamos conscientizar as pessoas para a preservação da água”, finalizou.

Após a abertura oficial foram realizadas duas palestras. A primeira com o tema Programa Adote uma Nascente e a outra com o tema Gerenciamento das Praias do Araguaia, feita pelo coordenador de Meio Ambiente da ATS, Alcy Batista Matos, que também representa a ong Natura Ativa.

A 3ª Semana da Água é realizada pela Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ATS- Agência Tocantinense de Saneamento e Saneatins, contando com a parceria de diversos órgãos, como Seduc, Naturatins, Ruraltins, Sesau, Unitins, além de ONGs (Gaia, Natura Ativa e Instituto Ecológica), MPE, PM, Bombeiros, Guarda Metropolitana, Exército, Celtins e Prefeitura de Palmas.

Caravana Águas Limpas

Dentre as ações da 3ª Semana da Água coube à ATS levar a Caravana Águas Limpas aos municípios de Araguatins, nos dias 27, 28 e 29 e Porto Nacional no dia 4 de abril. Na ocasião, serão feitas palestras sobre a água e a sustentabilidade, apresentação de eventos culturais, mutirão de limpeza nos rios e plantio de mudas.(Assessoria de Imprensa)