Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Rio Sono (TO) será palco da Semana Cultural do Jalapão, o evento é um resgate, promoção e fortalecimento das manifestações de cultura e arte popular, que visa estimular a cultura e o seu povo através de pesquisas, produção de trabalhos, oficinas, exposições e muita música.

O evento é realizado no município de Rio Sono que fica a 150 Km da capital. Dois grandes nomes que despontaram na música tocantinense saíram de lá, a cantora e compositora Núbia Dourado e o cantor Mello Junior, os dois são grandes referências para os jovens do município e de todo Tocantins. Ambos já representam o estado a nível nacional.

Em suas edições anteriores, a Semana Cultural incentivou o surgimento de novos talentos, como foi o caso da cantora Yasmin Barros, Júllia Prado e Eliesio. Na área de artes-plásticas Rio Sono mostrou também que tem muito talento como é o caso dos irmãos Rodrigues e Darlir que ministraram oficina de pintura em cerâmica na programação da semana cultural. O evento também resgatou a cultura do canto de Divindade e levou ao palco seu Domingos e Zé Soares mais conhecido como o contador de profecias, seu Zé, disse ter ficado emocionado, pois pela primeira vez aos 77 anos subiu ao palco sendo reconhecido como um artista nato.

A Semana Cultural agora já em sua 3º edição, visa estimular e promover a cultura e o turismo da região do Jalapão através de pesquisas, produção de trabalhos, oficinas, exposições, shows de artistas do Tocantins e novos talentos da nossa música.

O projeto tem apoio cultural do Governo do Estado através do edital

de cultura lançado em 2011 pela Fundação Cultural, o projeto conta também conta com o apoio do Sebrae, Sesi, Rede Sat, Entre Rios FM e a Prefeitura de Rio Sono-To. A realização é da ACRS - Associação Comunitária de Rio Sono-TO.

A cada ano o evento ganha uma temática diferente, sendo desenvolvido em todas as atividades e circuitos da Semana Cultural. Este ano vamos discutir sobre educação cultural e musical nas escolas públicas e o nosso folclore.