Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes


Acontece neste sábado, dia 31, a 1ª Etapa do Campeonato da Associação Tocantinense de Três Tambores 2012, no Haras Rancho Diamante, a adrenalina das provas começa a partir das 16hs, na Hípica do Haras. O Hipismo no Tocantins tem atraído mais pessoas a cada etapa, com entrada franca o público poderá ver os melhores cavalos do Estado nas provas de Três Tambores e Teste Horse nas categorias Mirim, Iniciantes, Jovem 1, Jovem 2, Amador e Aberta. A competição também reúne criadores, proprietários e treinadores abrindo oportunidade de negócios.

Com aproximadamente 80 alunos matriculados, os treinadores buscam incentivá-los a um treino contínuo usando o chamado trabalho lateral (corporal) o aluno irá desenvolver o seu tônus muscular e também sua mente para ter equilíbrio. Isto irá permitir que o cavalo e o cavaleiro /amazonas trabalhem no esquema correto, para executar todos os movimentos necessários sem damos físicos ao aluno e ao cavalo.

Com 100 baias e mais 40 em construção, os cavalos são acompanhados por veterinários, nutricionistas, tratadores e treinados sempre visando o bem estar e a preparação correta do cavalo para comercialização e para provas futuras. O cavalo bem treinado apresenta ser flexível obediente e preciso nos movimentos. O treinamento de cavalos vai da doma até empistar e competir os cavalos entre si.

Sobre Três Tambores

A corrida dos Três Tambores é um dos eventos de velocidade (cronometrada) mais emocionantes de todos as competições do Quarto de Milha. Os competidores correm contra o cronômetro, seguindo um percurso que consiste em três tambores dispostos triangularmente. Inicia-se a contagem do tempo, quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. Os competidores podem escolher o lado para começar o percurso, tanto direito como esquerdo do 1º tambor, contorná-lo e ir para o próximo tambor e completando o percurso depois de fazer o circulo em volta do 3º tambor. É permitido tocar nos tambores mas se algum tambor cair durante o percurso da prova, uma penalidade de 5 segundos será acrescida por tambor derrubado. A média de tempo da prova de três tambores é de 18 segundos tanto para provas masculinas como para provas femininas.

O Haras Diamante tem sido um grande incentivador do esporte eqüestre através da escola de equitação, é uma grande família unida por uma paixão comum: o cavalo. Venha e traga seus amigos para um sábado de lazer no campo.

O Haras Rancho Diamante fica localizado no endereço da antiga estrada para Miracema, no Km 1,5 – próximo ao Residencial Polinésia.