Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins está oferecendo aos 130 acadêmicos da quinta turma da Universidade da Maturidade (UMA), aulas de capacitação como monitor de turismo, dentro do projeto “Tocantins Recebe Bem”.Esta é uma ação integrada com a UFT, para oferecer aos alunos da Melhor Idade oportunidade de transformarem-se em multiplicadores do turismo, habilitando-os a exercerem o papel de condutores nos receptivos turísticos, com um conhecimento mínimo das informações sobre o turismo regional.

A carga total do curso é de 20 horas, distribuídas entre os módulos Fundamentos do Turismo e Comunicação e Ética Profissional. Na segunda etapa do projeto, logo após a entrega dos certificados, no final de junho, será feito um cadastro com os interessados em trabalhar na área. A Adtur está construindo parceria com entidades interessadas na inserção da mão de obra da Melhor Idade deste segmento, produtivo e competente.

As aulas são expositivas, com dinâmicas de grupo e o acompanhamento da equipe técnica da Adtur e abordam a construção de uma imagem positiva dos destinos turísticos do Tocantins, a boa disposição e a correção ao repassar as informações ao turista, noções de hospitalidade, a qualidade no atendimento ao visitante, que deve ser tratado com amabilidade, carinho e gentileza, fazendo com que retorne acompanhado de amigos e família.

Segundo a turismóloga Edilene Fonseca, que proferiu aula inaugural, a população com mais de 65 anos no Brasil já soma mais de 21 milhões de habitantes, eesse público se sente útil no seu papel social, pois já viveu muitas experiências e são pessoas com muito potencial para desenvolver a atividade de recepcionar pessoas nos atrativos turísticos e centro de recepção de visitantes. (Ascom Adtur)