Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Gráfico aponta principais empreendimentos turísticos no Tocantins

Gráfico aponta principais empreendimentos turísticos no Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gráfico aponta principais empreendimentos turísticos no Tocantins Gráfico aponta principais empreendimentos turísticos no Tocantins

A Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins e a Sic – Secretaria da Indústria e do Comércio iniciam nesta segunda-feira, 12, a “Operação Turismo Legal. É assim que se faz!”, ação intensiva de sensibilização direcionada a empresários que trabalham com o turismo. A batalha dos técnicos será para conseguir o cadastramento de novos empreendimentos e/ou a renovação de inscrições no programa Cadastur, sistema online de cadastro dos prestadores de serviços turísticos, executado pelo MTur – Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados.

As equipes, compostas ao todo por cerca de 40 pessoas entre servidores da Adtur e Sic, vão executar um trabalho em contato direto com os donos dos estabelecimentos nas regiões turísticas Bico do Papagaio (Norte), Vale dos Grandes Rios (Centro-Norte), Serras e Lago (Centro) e Serras Gerais (Sudeste). Os resultados desta operação em campo devem elevar a posição do Tocantins, hoje ocupando o 24º lugar no ranking brasileiro de cadastros no programa CADASTUR, para figurar entre os três primeiros lugares.

A meta foi estabelecida pelo presidente da Adtur que pretende colocar o órgão entre os três melhores na classificação nacional, Paulo Massuia, que projetou 2013 como um ano de crescimento do turismo e em que, “o Estado seja beneficiado com um volume maior de recursos através da Verba Descentralizada Nacional, que tem relação direta com a quantidade de cadastros realizados”. A relação entre a totalização de cadastros no Cadastur com a captação de recursos para cada Estado é um critério definido pelo Ministério do Turismo.

A Verba Descentralizada Nacional é um orçamento direcionado especialmente para o investimento em marketing nacional e internacional. O objetivo em conquistar esse recurso é beneficiar diretamente os empresários do setor turístico e demais investidores. Entre as vantagens está uma maior visibilidade para os empreendimentos do Estado dentro e fora do país, além de conferir credibilidade ao turismo tocantinense.

Em 2012, até agora, são 210 equipamentos turísticos registrados no Cadastur: 88 hotéis, 52 agências de turismo, 28 transportadoras turísticas, 35 Guias de Turismo e 7 empresas organizadoras de eventos, os números somam 64 cadastros a mais que em 2011. A coordenação nacional do CADASTUR estabeleceu como meta para o segundo semestre a conquista de 40 novos inscritos, já a equipe da Adtur pretende conquistar pelo menos 2000 novos empreendimentos. A partir de junho, foi instituído o Selo Cadastur, para identificação dos veículos e embarcações utilizados no transporte turístico e registrados no cadastro.

São obrigados a se cadastrar: agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), transportadoras turísticas, guias de turismo, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos, gratuitamente. Podem se cadastrar, mas sem obrigatoriedade, casas de espetáculos, centros de convenções, estruturas de apoio ao turismo náutico, locadoras de veículos, parques aquáticos, de diversões, prestadores de serviços de infraestrutura para eventos e especializados em segmentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares e bacharéis de turismo.

O que é o CADASTUR

O Cadastur é um sistema obrigatório de cadastramento do Mtur (Lei 11.771 de 17 de setembro de 2008), que oferece aos usuários alguns benefícios como qualificações, divulgação e participações em eventos promovidos pelo Ministério, bem como acesso a linhas especiais de financiamento, atualização constante com informações do setor, passando a ser também, uma fonte segura para quem utiliza o serviço.

Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. Ainda é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. A Adtur divulga em suas campanhas publicitárias os inscritos no Cadastur. O Cadastur também é referência utilizada pelo Ministério do Turismo para a classificação de equipamento hoteleiros dentro do SBClass - Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. (Ascom Sic)