Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Alexandre Amarante

Com dados técnicos que subsidiam o bom desempenho do Sine de Palmas, a vice-prefeita Edna Agnolin (PDT) cobrou do ministro interino do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto, em Brasília, nesta quarta-feira, 04, maiores investimentos para expansão do atendimento do sistema. De janeiro a março deste ano, o órgão inseriu 1326 trabalhadores no mercado de trabalho, superando a meta anual estabelecida pelo Ministério, que é de 873 colocações.

Parte dos recursos para o custeio do Sine - especialmente os relativos à estrutura física e ao pagamento de funcionários - são provenientes de contrapartida da Prefeitura de Palmas. Atualmente o Ministério repassa um aporte anual de R$ 271.590,00, o que para a vice-prefeita é insuficiente para que os serviços fluam com agilidade e eficiência. “Em modelo de gestão, o Sine de Palmas está dando exemplo ao Brasil. É importante investir naquilo que está dando certo” disse. Ela explicou que a falta de suprimentos para escritório, por exemplo, é uma das maiores reivindicações dos funcionários.

Edna informou que somente nos três últimos meses, 2.281 vagas foram captadas no mercado local e que mais de 2.800 trabalhadores receberam protocolo de encaminhamento a postos de trabalho. Além disso, relatou, o Sine realizou 14.062 atendimentos e 536 requisições do Seguro Desemprego. “São dados que estimulam investimentos e a busca por melhorias” afirmou.

Para a vice-prefeita, outro aspecto positivo do Sine de Palmas, é que a agência seleciona os candidatos de acordo com os critérios exigidos pelas empresas, de forma que sejam encaminhados à entrevista aqueles que realmente se encaixam no perfil exigido. Apesar dos recursos serem restritos, o Sine de Palmas consegue bater recordes através de ações inovadoras, afirmou Edna. Uma delas é o Sine Itinerante, que tem como objetivo levar à comunidade todos os serviços oferecidos pelo sistema.

Tanto o ministro, quanto a equipe de trabalho que participou da audiência, se prontificaram a realizar uma análise técnica no Sine como forma de estruturar a aplicação de novos recursos. “É possível com o monitoramento do sistema aumentar esse repasse” confirmou o ministro. Um aumento em torno de 50% estaria sob as condições do ministério para repasse, o que representaria cerca de R0.000,00 à mais em recursos.

Sine de Palmas

O sistema municipal é gerido de forma independente e exclusiva pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sem envolvimento com o programa Sine do Governo Estadual. O Sine Palmas atende cerca de cinco mil pessoas por mês. No local, 17 trabalhadores cuidam do seguro-desemprego, de qualificações profissionais e dos encaminhamentos para o mercado de trabalho (Ascom Agnolin)