Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Este domingo, 8 de abril, é marcado no mundo inteiro pelo Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Câncer. No Brasil, o de pele é o tipo mais comum, afetando homens e mulheres em todas as idades, sendo mais comuns após a quarta década de vida. “Existem vários tipos de câncer de pele, sendo o melanoma maligno o mais grave e temido. É considerado um dos mais agressivos e letais dentre todos os tipos de câncer do ser humano. Felizmente é o menos frequente. Enquanto que os demais tipos, cânceres não melanoma, são de alta frequência. Porém em todos os casos se diagnosticado e tratado na fase inicial a taxa de cura para a doença é bastante elevada”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Tocantins, o médico dermatologista, José Tarciso da Silva.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) cerca de 520 mil novos casos da doença serão diagnosticados no Brasil em 2012. O câncer de pele não melanoma deve ser responsável por 62.680 entre homens e 71.490 em mulheres, totalizando 134.170 pessoas. Já o câncer de pele tipo melanoma tem incidência bem mais baixa. Para 2012, cerca de 3.170 casos novos em homens e 3.060 em mulheres.

“Não podemos deixar de lembrar que existem as sub-notificações, ou seja, aqueles casos que não entram nas estatísticas. Isso quer dizer que os índices podem ser ainda maiores. Sabemos que no Tocantins a incidência é alta, porém ainda não temos dados estatísticos precisos”, revela o presidente.

Cuidados com a pele

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, estão também sujeitos ao maior risco pessoas com incapacidade para bronzear, portadores de pintas, indivíduos que já sofreram queimaduras solares ou de qualquer outra natureza e aquelas com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na ocasião da exposição ao sol: uso de chapéus, bonés, óculos de sol, camisetas, sobrinhas, guarda sol e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 horas e às 16 horas. É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas, e também após transpiração ou ao sair da água. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja de, no mínimo, 15.