Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com a finalidade de atender toda a rede de ensino de nível fundamental (1º ao 9º ano) do Estado, o Detran-TO inicia a execução, na edição regional da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, em Arraias, nesta sexta-feira, 13, de um novo programa: “Detran educando para a vida”. A intenção é capacitar multiplicadores de conhecimentos didáticos sobre segurança no trânsito, de modo que os ensinamentos cheguem a um público final estimado em 268 mil alunos.

As atividades do “Detran educando para a vida” em Arraias acontecem de 8h às 12h, na Escola Estadual Sílvia Dourado, tendo como público-alvo servidores da diretoria regional de ensino, coordenadores pedagógicos das escolas envolvidas e agentes das Ciretrans – Circunscrições Regionais de Trânsito de Arraias e Combinado.

Por meio do programa serão distribuídos livros paradidáticos elaborados em consonância com as diretrizes nacionais de educação para o trânsito, sendo eles um guia para o professor e um livro do aluno, voltados a complementar o trabalho do professor em sala de aula, por ser a educação para o trânsito um tema de ensino transversal. Os livros foram repassados ao Estado pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-TO, Marília Aparecida Alves de Senna, o programa procura desenvolver o senso crítico das crianças em relação ao trânsito, objetivando a formação de uma geração mais consciente. “O programa contribui para o exercício pleno da cidadania”, afirma. (Ascom Detran)