Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O prefeito Raul Filho (PT), a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Kátia Maia e o senador João Ribeiro (PR) descerraram a placa de reabertura do Theatro Fernanda Montenegro, acompanhados de demais autoridades.

A reabertura do Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural de Palmas, foi realizada dentro da programação da terceira Conferência Municipal de Cultura, que segue até este sábado, 14, com palestras, mesas redondas, debates, momentos culturais, tendo como foco a institucionalidade da cultura e da democracia cultural, com o intuito de definir as diretrizes para formulação do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos.

O evento conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura, de Políticas Culturais e a de Cidadania Cultural. Participaram do ato, Henilton Menezes, Delson Luis Cruz e Pedro Domigues Monteiro, representantes do MinC, Edna Agnolin, vice-prefeita de Palmas, secretários municipais, vereadores, gestores e secretários de cultura de Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Roraima, Boa Vista, Porto Velho e Palmas, e artistas.

O Fernanda Montenegro foi entregue em grande estilo por meio de um cerimonial com intervenções poéticas, seguidos da apresentação do espetáculo teatral “Dois idiotas sentados cada qual em seu barril” e da apresentação musical do Grupo Palmas Música. A solenidade no Theatro foi encerrada por Kátia Maia, que convidou o público a prestigiar as apresentações artísticas na Grande Praça.

Kátia Maia lembrou que o Theatro tem 14 anos e nesta trajetória grandes nomes do teatro brasileiro já passaram pelo palco do Fernanda Montenegro, como Bibi Ferreira e Paulo Autram, entre outros. “Está entregue a principal casa de espetáculo do Tocantins, a reforma técnica tem um efeito multiplicador na medida em que proporciona um equipamento moderno que comporta espetáculos de qualquer porte, e a população é a maior beneficiada”, finalizou.

Conferência continua até sábado

Nesta sexta-feira (13), de 9 às 12 horas acontece a mesa redonda com o tema “Cultura e o desenvolvimento da cidade” no Theatro Fernanda Montenegro. No intervalo haverá intervenções culturais na Grande Praça. À tarde, a partir das 14 h, o tema da mesa redonda será “Rede de pontos de Cultura de Palmas – Uma experiência em construção”, e às 16h30 o tema será “Os planos de Cultura, a cidadania cultural e o desenvolvimento regional, com o ator Sérgio Mambert, secretário de políticas culturais do MinC. À noite o Theatro e a Grande Praça serão palco da demonstração da cultura produzida no município, com diversas apresentações artísticas.

No sábado (14), a partir das 8h30 durante todo o dia será realizada a Plenária da terceira Conferência Municipal de Cultura, com o tema Pano Municipal de Cultura 2012/2021, onde os participantes poderão contribuir com a formulação das diretrizes para a construção do Plano. Haverá diversas intervenções culturais durante a programação. (Ascom FCP)