Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A presença do marido de Flaviane Alves de Souza, Alex Rodrigues Bezerra marcou a realização do primeiro parto humanizado no HRPM – Hospital Regional Público de Miracema. O parto, feito pela médica Rita de Cássia Vieira Coutinho, aconteceu na última quarta-feira, 18, e foi um sucesso.

Segundo a mãe do pequeno Eric, Flaviane, trata-se de um momento único e inesquecível na vida dela e do pai. “Eu não sabia que meu marido ia acompanhar o parto, foi uma surpresa boa, eu fiquei feliz, muito contente mesmo. A presença dele fez eu me sentir mais calma”, garantiu.

Para o diretor geral do HRPM, Flávio Marconsini de Souza, a humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas, sim, o respeito à fisiologia do parto e à mulher. “O Parto Humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento, mostrando as opções de escolha baseados na ciência e nos direitos que tem”, comentou.

Segundo o diretor, muitos hospitais e serviços médicos ignoram a opinião da gestante, seja por querer todo o controle da situação do parto, por conveniência em desocupar leitos. “Mas é a mulher que deve escolher onde ter o bebê, qual acompanhante quer ao seu lado na hora do trabalho de parto e a posição de melhor conforto para o nascimento do bebê”, afirmou. (Ascom/Pró-Saúde)