Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Empresários realizarão visitas técnicas às oficinas modelos de Gurupi, com objetivo de trocar experiências e formar aliança entre eles. Criado em agosto de 2005, por meio do “Programa Empreender”, o núcleo de Reparadores Automotivos de Gurupi foi o pioneiro no Tocantins na união da categoria.

Hoje, as empresas deste segmento do município são referência em gestão e na qualidade dos serviços prestados. Atualmente 21 oficinas participam do núcleo. Neste sábado (28), será realizado no auditório do Sebrae, o Encontro de Reparadores Automotivos de Gurupi e Palmas. O objetivo é realizar uma visita técnica nas oficinas de Gurupi.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/TO, Maria Natividade Barbosa, o núcleo é destaque a nível de estado devido as boas práticas de atuação, por isso, o Sebrae criou um projeto para estes empresários com foco no fomento ao empreendedorismo e fortalecimento das empresas do projeto de forma econômica, financeira e sustentável. Na ocasião será apresentando o histórico do programa Empreender até os dias atuais.

Além disso, cinco oficinas da cidade receberão a comitiva de 20 empresários de Palmas. “O principal objetivo deste encontro é a troca de experiência e a formação de uma aliança. A expectativa é que este encontro seja um pontapé inicial para um âmbito estadual, cuja intenção é que as empresas do Tocantins se tornem modelo nacional“, enfatiza o consultor do Empreender João Fernandes.

Durante as visitas será apresentada a organização da empresa, os serviços prestados, os equipamentos, as formas de atendimentos, a evolução (no decorrer da participação no núcleo) e o pós-venda. “Os empresários que fazem parte deste núcleo ganharam um importante incentivo, bem como o desenvolvimento destas micro e pequenas empresas”, pontua o gerente do Núcleo Regional Sul (NRS) do Sebrae/TO, José Carlos Bessa. “Este momento é muito importante, tanto para nós empresários de Gurupi quanto de Palmas, pois teremos um espaço para troca de experiências e o fortalecimento do setor no estado”, explica o empresário Renato Ramos de Melo.


Programa Empreender


É executado por meio da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet).


A meta do programa é formar núcleos setoriais, ou seja, empresários de micro e pequenas empresas que se reúnem regularmente para tratar de problemas comuns e ao mesmo tempo buscar soluções coletivas. Por meio de projeto os empresários trocam experiências e promovem o desenvolvimento das associações comerciais e industriais. O programa existe há 10 anos no Tocantins e atende 30 núcleos em 10 municípios tocantinenses. (Ascom Sebrae)