Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O fim de semana foi movimentado para a militância petistas da região Norte do Tocantins que se prepara para as eleições deste ano. Na sexta, 27, Muricilância recebeu o nome de João Batista e no sábado, 28, Araguanã anunciou Chiang Kai-shek como os pré-candidatos a prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores. Os dois anúncios contou com a participação da deputada estadual Amália Santana (PT), além de lideranças locais e militância.

Em Muricilândia a reunião aconteceu no prédio da Câmara Municipal, onde João Batista recebeu o apoio de várias lideranças, em especial do ex-prefeito Rubão (PP) que abriu mão da candidatura para contribuir com o projeto do pré-candidato petista. “A razão de eu declarar apoio a João Batista é pelo fato de conhecer o seu perfil e reconhecer seu potencial político", afirmou.

O pré-candidato do PT ressaltou a abertura ao diálogo e disse que jamais fará distinção entre esquerda ou direita. "Disputei as eleições de 2004 e 2008, e, portanto entendo que tenho um projeto mais adequado para ser apreciado pela população. Então quero deixar claro para as diversas correntes políticas, aqui representadas, que não serei candidato indiscutível e sim que estou aberto para o diálogo sem acepção, podendo ser a extrema direita ou extrema esquerda", declarou. João Batista é o coordenador da Macro do PT de Araguaína, coordenando as ações políticas do partido em 14 municípios.

Além da deputada Amália Santana (PT), também participaram do evento o chefe do Incra de Araguaína, Gilmar de Castro, o vice-prefeito de Aragominas, Antônio Libânio (PT), o presidente do PT de Santa Fé do Araguaia, vereador Rubens, o presidente da Câmara de Santa Fé do Araguaia, Tidé (PP).


Ainca marcaram presença o presidente da Câmara de Muricilândia, Rony José (PSDB), o líder de Bancada do PT da cidade, vereador Marceone, os também vereadores Luiz Carlos (PT), Paulo Afonso (PP), Ariovaldo (PT), o presidente do PT em exercício, José Valdemir “Cearazim”, o presidente do PP, Newton Aguiar, o presidente do PTC, Paulo Paulino, o presidente do PTN, Jonathan Batista, a presidente da Comunidade Quilombola, Dona Juscelina, além da comunidade.

Pré-candidatura Araguanã


Em Araguanã o anúncio da pré-candidatura do companheiro Chiang Kai Xeque também mobilizou militância e lideranças políticas da região. A deputada Amália Santana participou do evento, ocorrido na Câmara de Vereadores, e declarou seu apoio ao petista.
Chiang compôs a base do atual prefeito Noraldino Fonseca (PMDB) durante os últimos 8 anos de gestão e conta com o apoio do peemedebista para as eleições de outubro. “Eu não quero desprezar ou diminuir nenhum outro pré-candidato, mas hoje o nome do Chiang é o melhor para a continuidade e desenvolvimento de Araguanã”, afirmou Fonseca ao ressaltar que a lealdade, competência e inteligência do petista também ajudaram a definir o apoio.

Quem também compartilha da opinião e apoio a Chiang é o vereador Cícero Cruz (PMDB), “Chiang é um dos mais preparados, fizemos uma análise e ele é o melhor nome pra Araguanã”, disse Cruz durante o evento. Também estiveram presentes no anúncio de pré-candidatura o presidente da Câmara de Araguanã, Cícero Dias (PPS), os vereadores Raimundo Chiquinha (DEM) e Zé Geraldo (PT) e o chefe do Incra de Araguaína, Gilmar de Castro.

Chiang agradeceu o apoio do grupo e afirmou que um projeto de a continuidade do desenvolvimento de Araguanã está sendo preparado, “nesses oito anos de gestão do prefeito Noraldino conquistamos muitas obras e hoje uma das maiores necessidades de Araguanã é a geração de emprego, hoje nesta reunião damos início a um projeto para atender aos anseios do nosso povo”, declarou.

Amália Santana acompanhou o anúncio, parabenizou a organização e união do grupo e garantiu apoio ao pré-candidato petista, “contem com a gente, assim como vocês, queremos ver Araguanã avançando cada vez mais e para isso o melhor nome é o do companheiro Chiang”, declarou a parlamentar. (Ascom Amália Santana)