Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Governo do Tocantins trabalha em parceria com órgãos do Governo Federal para realizar diversas atividades na 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, que acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Neste ano, participarão da programação pesquisadores da Embrapa, do Ibama e integrantes dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Agricultura (Mapa), da Integração Nacional (MI) e da Pesca e Aquicultura.

De acordo com o secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, o Governo trabalha numa perspectiva de “transversalidade” na organização da Feira.“Acredito que há uma transversalidade na realização da Agrotins, porque todas as secretarias e órgãos que têm alguma ligação, por menor que seja com o setor rural, estão participando, efetivamente”, avaliou.

Para o superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, a Agrotins é uma das poucas feiras que fazem parte do calendário nacional do Ministério da Agricultura. “A Agrotins tem uma grande importância para o setor, em razão do volume de negócios e da quantidade de produtores que o evento reúne”, afirmou Jalbas, acrescentando ainda: “além do Ministério da Agricultura, outros ministérios e órgãos federais participam da Agrotins, contribuindo assim para a transversalidade das nossas ações do Estado, sobretudo no trabalho em prol da sustentabilidade”.

Na Agrotins 2012 acontecerá o Fórum Nacional de Irrigação, com a presença de integrantes da Secretaria Nacional de Irrigação, que faz parte do Ministério de Integração Nacional. Em outras atividades desenvolvidas durante a Agrotins, como o Encontro Bovinocultores de Corte e no Encontro dos Bovinocultores de Leite, também haverá participação de palestrantes de órgãos federais.

A Embrapa e Ministério da Pesca também participarão da programação voltada para os piscicultores, durante a Agrotins, que acontecerá no Pavilhão da Aquicultura. O Ministério do Meio Ambiente apresentará, através de palestra, o programa Mais Ambiente. A Embrapa também participará de clínicas tecnológicas sobre horticultura, produção de mel, piscicultura, produção de grãos, pastagens, criação de frangos, comercialização de frutas e pastagens irrigadas. (Ascom Seagro)