Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos próximos dias 8 e 9 de maio, a Coordenação Conjunta do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão irá reunir-se para fomentar a gestão integrada por meio da atualização do Plano Estratégico 2. Durante o encontro, que será realizado das 8h às 18h, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão pactuados a missão, visão de futuro e ações estratégicas, além da definição organizacional da gestão. Esse projeto é uma iniciativa do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em cooperação técnica com a Jica - Agência Japonesa de Cooperação Internacional, apoio da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, entre outros importantes parceiros.

Entre seus principais objetivos, o Projeto Corredor Ecológico busca promover a integração entre as unidades de conservação e as comunidades da região do Jalapão, contribuindo para a construção de um planejamento participativo e sustentável que garanta a preservação das áreas naturais, essenciais para o fluxo e a sobrevivência de inúmeras espécies da fauna e flora, que habitam as unidades de conservação, o incentivo às práticas econômicas sustentáveis e condições ambientais fundamentais à qualidade de vida das populações locais.

Corredor Ecológico

É um instrumento de ordenamento da paisagem validado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, que vem sendo utilizado pelo ICMBio para identificar possíveis áreas prioritárias para cumprir o importante papel de manter a conexão ecológica entre as unidades de conservação, evitando o isolamento destas áreas protegidas em meio a uma paisagem degradada pela ação humana.

Plano Estratégico 2

As ações contidas nesse plano visam a efetiva consolidação do Corredor Ecológico e é fruto de uma consulta aos principais atores envolvidos na conservação no Jalapão, que envolveu a participação direta de gestores e técnicos do ICMBio, MMA – Ministério do Meio Ambiente, Jica, Seplan - Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, Naturatins, Semades, ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico, Sema(BA) – Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Conservação Internacional do Brasil, Prefeitura Municipal de São Félix, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Prefeitura Municipal de Mateiros e Prefeitura Municipal de Rio da Conceição. (Ascom Semades)