Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Várias associações de apicultores estão participando da 12ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, que acontece até sábado, dia 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O objetivo da Feira do Mel, que tem nove estandes, é apresentar aos visitantes da Feira os produtos que podem ser produzidos a partir das colmeias. São frascos de mel, própolis, macacão, cera alveolada e até enxames selecionados, a venda com preços que variam de R$ 8 a R$ 150.

O produtor de Miracema do Tocantins, Jacinto da Silva, participa da Feira e apresenta o projeto "Segurança do Investimento para a Colmeia e Colônia", formado pela caixa para abelhas, fumigador e suportes para proteger a colmeia dos cupins e a colônia do ataque das formigas. Todo o material é feito de forma natural e artesanal. “O apicultor precisa ser antes ambientalista e buscar formas de proteger o meio ambiente”, completou.

Segundo a produtora de Aliança do Tocantins, Maria de Lourdes, a expectativa é quetodos os produtos trazidos, cerca de 100 frascos da Associação de Aliança, sejam comercializados. “Estamos divulgando nosso trabalho, que vai se fortalecer ainda mais com a inauguração das Casas de Mel e com a regularização da comercialização para outros estados. Vai deixar de ser um produto artesanal e ganhar o Brasil”, comentou.

O apicultor do Assentamento Entre Rios, em Taquaruçu, Antônio José, que também participa da Agrotins, afirma que o evento propiciará o crescimento do setor. “Com certeza quem já foi apicultor e vê esse nosso trabalho, bonito e organizado, se animará para voltar a criar abelhas para a produção de mel”, disse.

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária pretende fomentar o agronegócio regional por meio da transferência de tecnologia e tem parceiros fortes como a Embrapa, Unitins, Faculdade Católica e instituições bancárias. A Feira do Mel está localizada a esquerda do Estande Institucional.