Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A admiração e surpresa que o advogado, pescador esportivo, e palestrante na 12ª Agrotins, Helcio Honda, demonstrou ao capturar um tucunaré “em um lago dentro de uma capital” foram evidenciadas em sua palestra, na tarde desta última quarta-feira, dia 9, no auditório Ilha do Bananal. Honda é presidente da ANEPE - Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva.

Focando sobre A Pesca Amadora Esportiva: Participação no Crescimento Social, Econômico e Turístico do Brasil”, a convite daAgência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Honda disse que o segmento é o grande ibope do desenvolvimento econômico do País, movimentando, anualmente 1 bilhão de reais e fomentando 200 mil empregos, acrescendo-se mais 30% ao cenário atual.

Ressaltando o potencial piscoso das bacias hidrográficas do Tocantins, Honda afirmou que a pesca esportiva é a grande ferramenta para o crescimento das comunidades carentes, porque além de gerar novos empregos e, consequentemente trazer renda às famílias, incentiva o surgimento de pequenos negócios, incrementando a cadeia produtiva local. Tudo isto, reforçou o palestrante, aliado ao desenvolvimento sustentável do segmento, que não depreda o meio ambiente e acelera a reprodução das espécies porque preserva o macho reprodutor através da prática do pesque e solte, segundo ele, “de estrito lazer”.

Como comparativo de fator de desenvolvimento econômico, Helcio Honda apresentou o exemplo dos Estados Unidos, que faturam 42 bilhões de reais ao ano com a pesca esportiva e seu giro. O presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, salientou a posição geográfica favorável do Tocantins, à 1h de Brasília e sua importância na malha aérea nacional, o que traz facilidades para a atração do mercado da pesca esportiva. Diz o presidente: O Governo do Tocantins está atento ao segmento e está criando uma sinergia com o empresário local, reforçando a divulgação do setor e apoiando as iniciativas

A Adtur está participando da Agrotins 2012, ocupando espaço no estande institucional de Pesca e Aquicultura, onde recebe quatro profissionais da pesca esportiva do Estado, que prestam informações sobre seus roteiros. Nesta sexta-feira, dia 11, mais um palestrante convidado pela Adtur, estará no auditório 02 - Serra do Carmo. É Nelson Nakamura, com a temática “Porque as Pessoas Buscam a Prática da Pesca Esportiva?”. As palestras visam a capacitação dos profissionais de pesca esportiva.