Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro Raça Bovina Akaushi Raça Bovina Akaushi

A 12ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins apresenta mais uma novidade, a produção integrada de carne akaushi/nelore,que resulta uma carne mais saudável e de melhor lucratividade para os produtores. O público poderá conhecer o cruzamento da raça japonesa com o nelore brasileiro, no estande do Origine, no Portal da Pecuária. A Agrotins, que é uma realização da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas, Adapec, Ruraltins e Itertins, teve início na terça-feira e prossegue até sábado, 12, no Centro Tecnológico de Palmas, de 9h às 18 h.

De acordo com o médico veterinário do Grupo Origine, José Rodolfo Battistelli, o cruzamento do Nelore x Akaushi, produz um Akaushi F1 (meio sangue) que imprime até 70% das características de um Akaushi puro sangue, ou seja, produz um animal com elevadíssimo percentual de carne premium, além da precocidade. “O Origine já aplica a genética em seu rebanho e nas fazendas parceiras que produzem o F1. O gado Akaushi é conhecido por sua habilidade de acumular tecido com proporções significantemente mais elevadas de ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) em relação aos saturados (SFA) do que o gado de corte das raças domésticas”, explica.

O Grupo Origine comercializa o sêmen da raça akaushi para cruzamento com nelore, dando início à produção comercial dos produtos dos cruzamentos. Segundo o veterinário, o objetivo é colocar no mercado mundial animais com grande diferencial genético para produção de carne com alto teor de gordura monoinsaturada, propiciando a elevação do colesterol bom e diminuindo riscos de doenças cardiovasculares. “A tecnologia é japonesa e aqui é feito o cruzamento. A base é o nelore, por ser mais adaptado ao clima tropical, mas pode ser feito com outras raças”, frisa Battistelli.

Programação

A 12ª Agrotins conta com 432 estandes de instituições e empresas ligadas ao agronegócio. Além disso, o visitante pode participar das 61 clínicas tecnológicas, 80 palestras, 10 cursos, três visitas técnicas, nove dinâmicas de máquinas e plantio, dois Fóruns (de Agricultura Irrigada e o de Reprodução Animal) e as gincanas esportivas. A programação conta ainda com o I Encontro de Confinadores, Encontro de Bovinocultura de Leite, Encontro de Bovinocultura de Corte, Ciclo de Palestras sobre Silvicultura, Ciclo de Palestras sobre Biocombustíveis, Torneio leiteiro, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos e provas equestres.