Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Dando continuidade ao atendimento coletivo às famílias do Setor Lago Norte, o Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Tocantins – NAC, coordenado pelo defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, esteve in loco visitando as famílias e constatando os problemas da população.

Na sexta-feira, 11, foi realizado um atendimento coletivo às associações de bairros, especificamente do Setor Lago Norte. Mais de 20 pessoas participaram do atendimento onde puderam prestar informações e solicitar a atuação da Defensoria Pública, visando garantir direitos mínimos de dignidade à população que vive no Setor Lago Norte.

Na visita ao local, observou-se que as principais reivindicações colocadas pelos assistidos são a regularização fundiária e a necessidade de instalação de água encanada (há problemas graves de saúde em razão da água).

A coordenação do NAC solicitou a documentação da associação, com os pedidos e as demandas da comunidade para que, de posse do que já foi feito, o NAC possa providenciar as ações específicas. “O que podemos adiantar é que vamos fazer um estudo social e econômico das 500 famílias que moram no Setor para identificar o perfil cada uma delas. Também, vamos buscar parceria com o Instituto de Terras do Tocantins – Itertins, para que seja feito um estudo topográfico da região com o objetivo de identificar os lotes e de quem é a posse dos mesmos”, adiantou o defensor público, que se mostra preocupado com algumas ocupações de áreas públicas por pessoas não necessitadas.