Estado

Foto: Cristiano Machado

Num jantar de negócios nesta última quarta-feira, 23, em Madri, o Governo do Estado teve a rara chance de manter contatos e apresentar a 20 dos maiores empreendedores da Espanha os potenciais e oportunidades de investimento no Tocantins. No encontro, que durou mais de três horas, o governador Siqueira Campos, secretários de Estado e empresários que formam a comitiva do Tocantins discutiram sobre as mais diversas áreas, com foco na agricultura, construção, bioenergia, serviços, logística, meio ambiente e sistema financeiro. “Aqueles que querem fazer parcerias vitoriosas tenham a certeza que, como vitoriosos no campo empresarial, saberão que o Estado tem capacidade de recebê-los. Fiquem cientes que buscamos aqui o desenvolvimento, tecnologia, conhecimento, coisas que os espanhóis podem dar. E o Estado está aberto a parcerias”, declarou o governador, antes de cada secretário apresentar o potencial tocantinense em sua área.

Com a presença do embaixador do Brasil em Madri, Paulo César de Oliveira Campos, o encontro foi organizado pelo Equipo Econômico, um grupo especializado em ações estratégicas e institucionais na área empresarial que atua na Europa, onde presta consultoria a empresas e setores públicos em diversas áreas.

Secretários de Estado deixaram o encontro otimista na concretização de parcerias e investimentos no Estado. “Após a exposição do Governador e de secretários, empresários mostraram interesse em ir ao Tocantins para conhecer o Estado e verificar as condições que têm para investir”, disse Paulo Massuia, secretário da Indústria e Comércio. Já o secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua, classificou o encontro de “porta aberta para negócios”. “Foi extremamente proveitosa pois, pelo interesse demonstrado, há real certeza de surgir uma série de negócios”, disse ele, que se comprometeu com empresários a enviar mais informações, como o perfil econômico do Estado e detalhes de projetos como o Prodoeste. “Não poderia ser melhor. Foi uma oportunidade única dialogar diretamente com os maiores empresários do país. Com certeza, depois desse encontro teremos muitas novidades”, declarou Divaldo Rezende, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Também com muita expectativa estava Alexandre Ubaldo (Infraestrutura). “Os empresários tiveram a oportunidade de ter uma visão do que é o Tocantins, sua capacidade de recebê-los, o que é um passo importante para novos contatos, troca de informações e estreitamento dos laços”, afirmou.

Empresariado

Empresários que compõem a comitiva tocantinense deixaram o local com expectativa de concretizar acordos. “As empresas e instituições demonstraram real interesse em investir no Estado, pois apresentamos o produto, que é a série de oportunidades que o Tocantins oferece. Cabe a nós, empresários, aprofundar as discussões até firmar parcerias, com possibilidade de troca de tecnologia”, declarou o engenheiro Humberto Nogueira, diretor da CSN Engenharia. Já para Wilton Machado, diretor da CCB Construtora, foi uma “oportunidade ímpar”. “Estavam no encontro os dirigentes dos maiores conglomerados dos mais diferentes setores da Espanha. Grande parte já tem investimento de bilhões de reais no Brasil e vê o Tocantins como uma nova frente, um novo foco com vasta opção”, comentou. Outro empresário presente, Oswaldo Stival, da Cooperfrigu, se mostrou otimista. “Sentimos nos espanhóis uma vontade enorme de abrir novas fronteiras de investimentos e o Tocantins soube apresentar bem suas potencialidades e o que tem a oferecer a todos eles.” Outro otimista foi o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Manoel Silvino, que, em nome dos prefeitos tocantinense, colocou as cidades de portas abertas a recebê-los. (Secom)