Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Repórter Cidadão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Expedito Marculino de Melo, 64 anos, é mais conhecido como “Popeye”, pois lembra muito o personagem animado criado por E. C. Segarem 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer.

No desenho animado Popeye é um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, das garras de seu eterno inimigo, Brutus.

Apesar do seu apelido, a história de Seu Expedito não é nenhum pouco animada, mesmo levando em conta seu jeito carismático, agradável e tranquilo, as marcas de um passado doloroso e um presente difícil tiram o sossego e a tranquilidade de alguém que merecia um pouco mais.

Atualmente seu Expedito mora em um dos cruzamentos da Avenida Bernardo Sayão, próximo ao centro da cidade, nas proximidades do Posto Guaraí, e vive numa rede que recebeu de doação de uma pessoa que ficou comovida ao velo dormindo no chão ou onde ele conseguisse deitar.

Seu Expedito é o retrato de uma sociedade que esquece de seus valores mais fundamentais, ou seja, que todo e qualquer cidadão, independente de origem, passado ou crença merece um teto e o mínimo de dignidade para viver.

Silviolano Santos Araújo, 44 anos, popularmente conhecido como “Lambas”, que é proprietário do Restaurante Lambas Comida Caseira é um dos moradores que tem visto de perto a história de Seu Expedito. Segundo Lambas, a mais de 6 meses seu Expedito têm sobrevivido com ajuda de moradores e comerciantes do local que inclusive tem até certa dificuldade ao ajudar o senhor, haja visto que normalmente ele não pede, a não ser que esteja precisando muito de alguma ajuda.

Ao conversar com seu Expedito, pudemos perceber que ele aparenta não ser usuário de drogas lícitas e muito menos ilícitas, trata-se basicamente de uma pessoa simples, que gostaria muito de um lugar para morar e que alguém pudesse ajudá-lo na emissão de seus documentos.

O Popeye de Guaraí aparentemente também não possui nenhum familiar, ou pelo menos não dá pistas de que possa existir alguma pessoa que o conheça.