Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A assistente social Vânia Severo Vidal (PDT) assumiu nesta quinta-feira, 31, o cargo de vereadora, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), em decisão tomada dia 21, na qual cassou o mandato do vereador José Hermes Damaso (PR), por infidelidade partidária. Ano passado, Damaso saiu do PDT e filiou-se ao PR.

Em seu primeiro pronunciamento como vereadora, logo depois de fazer o juramento, Vânia Severo Vidal disse que seu mandato será alicerçado em três pilares: sua fé em Deus, o amor a Deus e ao próximo e o respeito e a confiança nas instituições democráticas, representadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Estejam certos de que tudo o que for bom para Palmas e para o povo poderão contar com o meu apoio”, garantiu aos demais vereadores presentes à sessão. “Como representante feminina, quero ser a voz das mulheres nesta Capital, dos idosos, dos trabalhadores e da juventude. Quero ser a voz da nossa gente e o ouvido de todos os segmentos.”

Disse, também, se sentir representante de todos os suplentes que ajudaram os vereadores a conquistar os seus mandatos. “De uma coisa vocês podem ter certeza: sou muito dedicada ao que faço.”

Presente à sessão, a vice-prefeita Edna Agnolin (PDT), representando o prefeito Raul Filho (PT), lembrou que, durante muitos anos, como vereadora, usou a tribuna da Casa. Em nome de todos os servidores, homenageou Wellington José de Sousa Nogueira, que trabalha na Casa há 11 anos.

À nova vereadora, disse que a considera preparada para assumir qualquer cargo, “especialmente a de vereadora”. Sobre o ex-vereador Damaso, agradeceu pelo período em que ele esteve no partido e também como vereador.

Ao saudar Vânia Severo Vidal, a vereadora Cirlene Pugliesi (PMDB) lhe desejou bom êxito no novo trabalho. O vereador Cavalcante (PSDB) lembrou que, quando assumiu pela primeira vez o cargo, pediu a Deus para prestar um serviço de qualidade. “E assim fiz”, afirmou. Destacou a importância do trabalho do Legislativo para a vida da cidade, inclusive em obras como pavimentação, construções de escolas etc.

O vereador Lúcio Campelo (PR) ofereceu seu apoio à nova vereadora, nas atribulações que ela, porventura, venha a enfrentar. O vereador Bismarque do Movimento (PT) disse que, com certeza, ela terá o respeito e admiração de todos.

O vereador Milton Neris (PR) considerou que a atual legislatura deu mais espaço aos suplentes e que reconhece a importância deles na eleição dos parlamentares que exercem o mandato. “Muito sucesso”, desejou. A vereadora Divina Márcia (PTN) também deu as boas vindas à nova parlamentar, bem como o vereador Fernando Rezende, o presidente da Casa, Ivory de Lira (PT), e o vereador Folha (PTN).

Perfil
A assistente social Vânia Luzia Severo Neto Vidal assume uma vaga no Legislativo para defender políticas públicas voltadas para criança e adolescente, qualificação profissional e trabalho e geração de renda.

Há mais de 17 anos morando em Palmas, Vânia foi professora, coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e superintendente do trabalho no Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Palmas.

A nova vereadora nasceu em Brasília, é casada com Euler Portela e tem dois filhos, Euler e Paola. Vânia Severo Vidal, que obteve 427, filiada ao PDT, é a primeira suplente da sigla e substitui o vereador José Hermes Damaso, cassado por infidelidade partidária, por ter se filiado ao PR.