Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes da Regional de Pedro Afonso se reuniram na quinta-feira, 31, para a abertura oficial dos Jets - Jogos Estudantis do Tocantins. Como manda a tradição, os alunos Adriel Krahô, Eurisvan Ferreira e Fernando Henrique Neves realizaram percurso na Praça Coronel Lísias Rodrigues para o acendimento da pira olímpica. O juramento ficou por conta de Luciano Rezende, do Colégio Estadual Cristo Rei e Diana Krahô, da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, de Itacajá.

Na cerimônia, que contou com a participação da diretora Regional de Ensino Luzia Freire e da subsecretária Estadual de Educação Básica, Leida Maria Menezes, foram premiados os atletas vencedores nas modalidades individuais e que já estão classificados para a etapa estadual.

Dentre os vencedores da noite estavam Edilene e Sara Krahô, alunas da Escola Estadual 19 de Abril. As duas receberam as medalhas de ouro no atletismo na categoria 12 a 14 anos. Para quem acompanhou o treinamento das atletas a satisfação de vê-las subir ao pódio é motivo de orgulho. “Fico muito feliz por elas. Mesmo a nossa realidade sendo diferente da cidade, a maioria dos alunos se interessa pelo esporte e eles têm uma grande potencial que precisa ser trabalhado e os Jets trazem esse incentivo”, conta o professor Joel Marcus Krahô.

Mas não são apenas os técnicos que se envaidecem com o bom desempenho dos atletas, os pais também fazem questão de acompanhar a trajetória esportiva dos filhos e vibram a cada conquista. Vonete Nicola é mãe da atleta Daniela Nicola, que disputa a vaga na modalidade de voleibol. Devido à presença constante nas atividades da filha já é considerada a “mãezona” do time. “Eu acho importantíssimo a participação da família, não só na escola, mas também nos treinos. Como sempre acompanho os jogos, as meninas até me chamam de mãe”, conta.

Este ano os Jets acontecem junto com a programação das edições regionais da Flit – Feira Literária do Tocantins. Em Pedro Afonso, participam das competições cerca de 400 atletas dos municípios de Recursolândia, Itacajá, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria, Centenário, além das escolas da sede de Pedro Afonso. Os embates seguem até o próximo sábado nas modalidades coletivas.(Ascom Seduc)