Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, o diretor do Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dino de Castilho, e os integrantes do Cedrus – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – se reúnem para reforçar as ações de desenvolvimento do Crédito Fundiário no Tocantins. O encontro acontece nesta terça-feira, dia 12, das 14h às 18h, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Palmas. Padua irá representar o secretário da Agricultura, Jaime Café, que atualmente é responsável pela presidência do Conselho Estadual.

Na reunião, serão debatidas as principais ações para dar continuidade do atendimento aos agricultores familiares no Estado. Segundo o coordenador de Crédito Fundiário da Seagro, José das Crianças da Costa, essa é uma ação que visa melhorar as condições de trabalho junto as comunidade rurais. “Com isso pretendemos atingir o máximo possível de atendimento levando aos agricultores as informações necessárias para que possam continuar com seus projetos, além de atender os produtores que pretendem acessar essas linhas de crédito”, informou o coordenador.

Durante a programação, o Diretor Nacional do Crédito Fundiário, Dino de Castilho, fará uma explanação sobre “Perspectivas e Desafios do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário”.

No decorrer do evento, o Conselho também fará um credenciamento das empresas de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural.“A nossa expectativa é reforçar o serviço de assistência técnica para acompanhar os projetos agrícolas dos produtores rurais”, disse o coordenador.

Encontro

Também participarão da reunião, o superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar, Marcelo Gualberto Caldeira, e representantes da Delegacia do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, agentes financeiros, Fetaet – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins e técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. (Ascom Seagro)