Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A secretária do Planejamento, Vanda Paiva, juntamente com o secretário da Comunicação, Arrhenius Naves, acompanharam os representantes do Bird - Banco Mundial, Eric Lancelot e Satoche Ogita, durante visita técnica realizada em estradas vicinais dos municípios de Paraíso do Tocantins e Araguacema.

Os dois representantes vieram ao Tocantins com a intenção de visitar as áreas que o Tocantins indicou como prioritárias para investimentos do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável, que tem financiamento do Banco Internacional.

O Tocantins pleiteia U$ 300 milhões junto à instituição financeira para serem investidos em obras de infraestrutura dentro do estado. Além desse valor, o Governo pretende destinar outros U$ 75 milhões de contrapartida.

Eric Lancelot, o responsável técnico pela visita, explicou que veio ao Tocantins com o objetivo de garantir que o montante destinado ao Estado seja utilizado com responsabilidade. “Viemos saber se os anseios da população foram respeitados, conhecer os locais de obras, para que posteriormente possamos construir um relatório com as observações, conclusões e resalvas”, explicou ele, ressaltando que esse relatório terá uma cópia destinada ao governo estadual.

De acordo com a secretária Vanda Paiva, o governo pretende viabilizar o escoamento da produção tocantinense com a recuperação de 2600 pontos críticos. “Uma parte desse valor será investido nas estradas vicinais, com recuperação e construção de bueiros e pontes, isso irá facilitar o escoamento da nossa produção”, explicou ela.

Os benefícios irão alcançar moradores de 72 municípios tocantinenses. O presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santa Luzia, em Paraíso, ressaltou a importância das obras para sua comunidade. “Nós aqui temos como principal atividade a produção em cerâmicas e se reformarem as pontes e as estradas vai ser muito bom, pois não iremos sofrer para tirar nossos produtos daqui”, disse ele.

Após a visita técnica o grupo seguiu para o Cantão, onde foi conhecer umas das principais áreas de preservação do Tocantins. “É importante que o Banco saiba que o Tocantins pretende se desenvolver respeitando a fauna e a flora da região”, respaldou Vanda. (Secom)