Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois de todas as reviravoltas políticas com as definições tomadas na noite de ontem, o dia iniciou tranquilo na Assembleia Legislativa do Tocantins. Com apenas quatro deputados no plenário, o presidente da Casa, deputado Raimundo Moreira (PSDB) deixou de abrir a sessão por falta de quorum para as discussões parlamentares.

O vazio na Casa de Leis pode ser justificado pelo período de convenções partidárias no qual o cenário político se encontra. Com a proximidade das reuniões para definir candidaturas e composições, os deputados estaduais retornam para suas bases eleitorais para participarem das decisões de seus partidos.

Em Palmas, as principais convenções estão previstas para serem realizadas neste final de semana, entre sexta-feira e sábado. Mesmo com as alianças praticamente configuradas, vale ressaltar que muita coisa ainda pode mudar até o dia 5 de julho, data para o registro das chapas.

Fortes mudanças ainda podem movimentar o cenário eleitoral, mesmo após as convenções partidárias. Basta lembrar a eleição de 2010 quando o PT, mesmo depois de lançar oficialmente a candidatura de Paulo Mourão ao governo, dias depois recuou de sua decisão e decidiu abrir mão da candidatura própria para compor a chapa majoritária do então candidato à reeleição Carlos Gaguim (PMDB).

De qualquer forma, as decisões estão chegando ao ponto crítico e os partidos e candidatos deverão tomar um posicionamento oficial até a próxima semana.