Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na convenção do PSB realizada na noite desta sexta-feira, 29, uma ausência chamou a atenção de alguns dos presentes na Câmara Municipal, durante o evento. O deputado estadual Wanderlei Barbosa, depois de ver praticamente consolidada a aliança entre o ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins, professor Alan Barbiero e a deputada Luana Ribeiro (PR), emitiu comunicado à imprensa justificando o não comparecimento à reunião do partido.

De acordo com Barbosa, a possibilidade de o PSB compor uma majoritária, mesmo como vice de Luana, tornou o processo de discussão de uma candidatura própria da legenda inviável. “torna-se desgastante e desnecessário a disputa, vez que se antecipou o que poderia ser discutido entre a Executiva e os filiados", disse.

O deputado frisou que desde o início do processo lutou por sua candidatura dentro do diretório do partido. Contudo, conforme explicou no comunicado, “sempre encontramos dificuldades”. Após casos de isolamento partidário, o deputado frisou que não mais fazia parte do processo de negociação. “Desde então, não fui mais convidado para as reuniões e nem para as inserções partidárias”.

A expectativa da convenção é pelo aceite de Alan ao convite feito pelo PT e pelo PR na última quarta-feira para compor a chapa como vice de Luana Ribeiro.

Confira abaixo a íntegra do comunicado de Wanderlei:

COMUNICADO

Venho a público manifestar a decisão de não concorrer à indicação de candidato a Prefeito, marcada para essa sexta-feira na Câmara Municipal de Palmas, conforme a deliberação da Executiva do Partido, pelos motivos aqui expostos:

· Com a manifestação de uma possível aliança entre PSB e PR, com a indicação de um nome do partido para a vaga de vice, torna-se desgastante e desnecessário a disputa, vez que se antecipou o que poderia ser discutido entre a Executiva e os filiados.

· Antes de qualquer coisa, devo dizer que desde o início do processo de articulação das conversações busquei a unidade do partido e do grupo, reafirmando a defesa de candidatura de consenso.

· Lutei incansavelmente para manter em evidência meu nome para disputar a vaga majoritária dentro do PSB, sempre encontrando grandes dificuldades de entendimento. Até porque em uma reunião realizada no dia 11 de fevereiro de 2012, ferindo as disposições regimentais onde estabelece que todos os filiados têm o direito de votar e serem votados até a definição no Congresso do Partido foi definido que o único candidato seria o Presidente Metropolitano. Desde então, não fui mais convidado para as reuniões e nem para as inserções partidárias.

· Mesmo após este acontecido, consegui viabilizar com a anuência de Membros da Executiva Municipal a indicação da minha pré-candidatura ao Congresso, para que a escolha final fosse definida pelos filiados. Porém, não ouve manifestação pública da presidência quanto às duas pré-candidaturas formadas.

· Com o objetivo de evitar divergências dentro do Partido decidi não mais participar do Congresso, até porque, a aliança PSB e PR está praticamente decidida. Vale ressaltar também, que em uma reunião realizada pelo Presidente Regional do PSB, o deputado Laurez Moreira afirmou para alguns pré-candidatos do partido que eu não seria candidato e, se caso eu ganhasse no Congresso, ele interveria na decisão soberana dos Membros e dos Filiados.

Sendo assim, ante ao exposto e não concordando com a condução do partido, retiro a minha postulação de pré-candidato a prefeito de Palmas e aproveito a oportunidade para agradecer a militância socialista pelo empenho e o apoio.

Saudações Socialistas

Wanderlei Barbosa

Deputado Estadual pelo PSB