Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A apicultura tocantinenserecebe incentivos para aumentar a produção de mel e chegar em 2015, produzindo mil quilos por ano.Essa projeção foi fortalecida com a assinatura do Termo de Cooperação para impulsionar a atividade apícola no Estado. A parceria entre a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, foi assinada nesta sexta-feira, 06.

Ao assinar o Termo, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, disse que a apicultura é uma atividade lucrativa por excelência, por ser menos trabalhosa, com pouca mão de obra e de baixo custo, o que gera mais renda, principalmente para os pequenos produtores.“O Tocantins é um Estado com vocação para produção de mel, praticamente 90% dos municípios podem se beneficiar dessa produção”, enfatizou.

O Secretário ressaltou ainda, que atualmente o Tocantins possui uma produção de 260 quilos de mel por ano. “Mas com a parceria nos investimentos, entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi), a tendência é aumentar esses números cada vez mais. Queremos chegar em 2015 com uma produção em torno de mil quilos/ano”, destacou.

Para alcançar estes resultadosestão sendo construídas 10 casas e quatro entrepostos de mel em todo Estado, fruto de uma parceria da Fundação Banco do Brasil,que investiu R$ 1,5 mi para capacitar os apicultores e construir os novos empreendimentos.A inauguração das obras deve ocorrer ainda, no mês de agosto.

Dados

Segundo informações da Federação Tocantinense de Apicultura o Estado possui atualmente 52 associações de apicultores e duas cooperativas.(Ascom Seagro)