Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os municípios tocantinenses estão inclusos no quadro de entidades, grupos sociais e organizações que podem receber a prestação de serviços por parte dos profissionais graduados pelo Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins (Proeducar). Para tanto, os municípios devem solicitar os profissionais junto a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a partir de cadastro no site.

Atualmente, 18 instituições de Educação Superior participam do Proeducar, e formam anualmente centenas de beneficiados.  “Há um grande número de graduados aptos a ofertar mão de obra capacitada, que certamente será de grande avalia para os municípios, tendo em vista que estes formandos estão tecnicamente preparados para a prestação de serviços, neste caso, de forma voluntária e gratuita para o município requisitante”, explica o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR).

As regras do Proeducar pontuam que os estudantes beneficiados podem quitar 50% do crédito cedido pelo governo estadual para a graduação em serviços prestados à comunidade, em estágios extra-curriculares não remunerados promovidos pelas secretarias, em órgãos do estado ou prefeituras.

Durante o cadastro, os municípios devem apresentar as demandas, bem como as áreas que serão atendidas pelos profissionais, que serão encaminhados pela Secretária de Ciência E Tecnologia.

Áreas com profissionais disponíveis

Os profissionais disponíveis para a execução de serviços nos municípios pertencem as seguintes áreas: Turismo; Geografia; Letras; Normal Superior; Pedagogia; Tecnologia em Gestão de Agronegócios ou Cooperativas; Administração; Sistemas de Informação; Tecnologia de Alimentos; Zootecnia; Agronomia; Medicina; Farmácia; Educação Física; Engenharia Civil; Direito, Odontologia; Ciência da Computação;Publicidade; Ciencias Contabeis; Redes de Computadores; Marketing; Biologia; Biomedicina; Jornalismo; Engenharia Agricola; Matematica; Serviço Social; Tecnologo Gestao Publica ou Segurança Trabalho; História; Engenharia de Minas; Fisioterapia; Arquitetura e Urbanismo; Enfermagem e Psicologia. (Ascom ATM)