Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O superintendente de Juventude da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Ribeirinha, visitou a redação do site Conexão Tocantins nesta terça-feira, 30, e criticou o legado da gestão anterior na área da juventude. “Tínhamos 42 milhões de investimentos, 18 mega projetos desde o bolsa universitária, casa do Estudante. Quando chegamos agora levamos um susto porque os R$ 42 milhões se perderam ao longo dos anos, não encontramos nenhum projeto e perdeu-se a identidade com a juventude”, disse,  ao reafirmar que não tem crise para quem quer trabalhar, mesmo no momento financeiro delicado pelo qual passa o Estado.

O superintendente informou que os seis primeiros meses foram de reestruturação das políticas de juventude. “Decidimos agora que colocamos as coisas no lugar estamos fazendo mais com menos”, afirmou. O resgate da juventude do Estado, incluindo os quilombolas e indígenas,  é um dos principais desafios elencados por Ribeirinha.

Outro anuncio feito por Ribeirinha é que o governador Marcelo Miranda (PMDB) renegociou os R$ 12 milhões do Proeducar com 19 instituições de ensino que será reativado conforme o pagamento das parcelas. “Vai pagar essa dívida e em agosto abre novas vagas. Conforme formos pagando vai aumentando as vagas pela importância de inserir a juventude num processo de formação”, anunciou.

O fortalecimento da Cultura, principalmente nos municípios, também foi citado por Ribeirinha. “O caminhão BR vai voltar a funcionar e a cultura será voltada para atender os municípios”, disse ao apontar que a atual gestão faz uma política intersetorial.  

Audiências e Conferências

“Queremos fazer uma política de Estado por isso decidimos fazer uma audiência pública para debater sobre as Conferências regionais ( de 18 julho a 1º de setembro) , a criação do Comitê de política intersetorial e o Conselho estadual de juventude, que nunca saiu do papel por falta de articulação”, disse. A audiência pública para discutir a política de juventude do Estado será realizada no dia 3 de julho e será aberta à participação do público. O tema é “As várias formas de mudar o Tocantins”. “Estamos convidando todos os setores da sociedade civil para participar e dialogar”, disse.

A Conferência Estadual de Juventude  será realizada dia 4 e 5 de outubro com palestras dos líderes municipais e secretários tendo em foco as demandas municipais.

A superintendência vai lançar, em parceria com a Polícia Militar, uma campanha nos 139 municípios de combate à violência e uso de entorpecentes. “Queremos dividir essa responsabilidade que a sociedade tem nos cobrado”, disse. Está em vista ainda uma audiência com as forças de segurança para discutir o planejamento para a área principalmente com relação á rota do tráfico.

Com relação à qualificação técnica e profissional dos jovens do Estado  a Superintendência cogita parceria com o Sistema Fieto para o segundo semestre neste sentido.