Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo do Tocantins por meio da Secretaria da Cultura realiza a exposição “Jalapão Pinturas Recentes” do renomado artista plástico Fernando Costa Filho nesta quinta-feira, 16, às 20 horas no Hall do auditório do Palácio Araguaia. A exposição é resultado de um trabalho realizado pelo artista a convite da Secretária Kátia Rocha de retratar em telas um pouco da beleza e singularidade do Jalapão. A exposição estará aberta para visitação de 8h às 20h até o dia 23 de agosto.

O artista Fernando Costa Filho diz que se sentiu lisonjeado com o convite e fala sobre a concretização do trabalho “O governo do Estado e a Secretária da Cultura estão de parabéns com esta preocupação de fomentar a cultura e os atributos do Tocantins desde o artesanato ao produto do artista visual”, diz Costa ressaltando ainda seu encantamento com as belezas naturais do Jalapão.  “O Tocantins respira beleza no vivenciar e no sentir a natureza, na cultura e nesta interação do homem com sua natureza. Tentei reproduzir toda esta inspiração nestas obras”, finaliza.

“O Jalapão é sem dúvida uma obra de arte a céu aberto. Esta coleção do artista Fernando Costa Filho vem reforçar toda a magia existente do Jalapão”, ressalta a secretária da cultura Kátia Rocha.

Fernando Costa Filho já realizou outros trabalhos significativos no Estado, como as telas fixas que registram os encontros dos rios Araguaia e Tocantins que adornam o prédio do Tribunal de Justiça do Estado.

O artista

Nascido em Goiânia-GO, em 23 de outubro de 1948, iniciou sua carreira em Brasília, em 1963. Em 1971, transfere-se para São Paulo, onde, em paralelo ao seu trabalho artístico, dedica-se também a atividades ligadas a projetos gráficos e publicidade. Em 1976, durante uma temporada no Rio de Janeiro, freqüentou a Escola de Artes Visuais do Parque Laje.

Voltando a Goiânia, montou e organizou o Museu da Prefeitura de Goiânia, sendo seu primeiro diretor. Em 1992 passa a dirigir o Museu de Arte Contemporânea de Goiás, onde organizou a III Bienal de Artes de Goiás. Em 2005 representou Goiás na Câmara Setorial de Artes Visuais da FUNARTE. Reside atualmente em Goiânia-GO, onde mantém ateliê, e de onde coordena exposições de seus trabalhos em diversos estados e galerias. (Ascom Secult)