Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elson Caldas

Em atendimento ao convite realizado pelo governador Siqueira Campos, no início deste mês, o general do Exército, Joaquim Maia Brandão Júnior, chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, chegou a Palmas nesta manhã e ficará no Estado até esta terça-feira, 21, quando levantará dados para as possíveis parcerias entre Governo do Estado e Exército Brasileiro, dentre elas, a instalação de um Batalhão de Engenharia e Construção.

O governador agradeceu a presença do general e afirmou que sempre lutou pela instalação do batalhão de engenharia e que o Estado está aberto a todos os questionamentos que o exército precisar para que a obra seja viabilizada e para quer outras parcerias sejam estabelecidas. “Temos pressa em organizar o Estado e temos avançado na desburocratização de licenças, como a ambiental, por exemplo. Isso tem aumentado o número de empreendimentos em nosso Estado e esperamos que a parceria com o Exército venha nos possibilitar a fazer mais obras”, afirmou o Siqueira Campos, acrescentando que há mais de um milhão de obras a ser feitas no Tocantins e que o Estado possui dinheiro e crédito junto às principais instituições financeiras do mundo, com o Banco Mundial, BNDEs – Banco Nacional do Desenvolvimento e o BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

O general apresentou a equipe que o acompanha e afirmou que todos os detalhes serão observados e que o Exército sempre se preocupou em fazer obras que atendam a corporação e a toda a população. “Nosso objetivo é levar desenvolvimento e fazer logística no país e o pedido do governador de trazer um batalhão de engenharia para o Estado juntou-se à necessidade que o Exército tem hoje de ter este batalhão. Portanto qualquer dado que levantarmos será importante para pensarmos estrategicamente nosso futuro no Tocantins. Pensamento este que já começamos na próxima quarta-feira, 22”, destacou.

Busca

Quando buscou parceria no Exército, o governador pediu além da instalação de um Batalhão de Engenharia e Construção no Estado, edificação de três hospitais, construção de cerca de 300 quilômetros de rodovias pavimentadas, realização de operação tapa-buracos e recapeamento em cerca de 1.000 quilômetros de rodovias, além de diversas outras obras civis. (Secom)