Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O governador Siqueira Campos recebeu no final da tarde desta quinta-feira, 23, a equipe que coordena a pesquisa nacional dos profissionais de enfermagem, chefiada por Maria Helena Machado, pesquisadora e coordenadora da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e composta por Márcia Bragança, coordenadora da Região Norte da Fiocruz, Wagner Ferraz de Lacerda, pesquisador da Fiocruz, e Márcia Anésia Coelho Marques dos Santos, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren/TO). Os pesquisadores estavam em companhia da secretária de Gestão Hospitalar do Estado, Vanda Paiva.

Segundo Maria Helena, a pesquisa, que tem o objetivo de conhecer a realidade da enfermagem no Brasil, está apenas começando e Siqueira é o primeiro governador a receber a equipe. Os pesquisadores entregaram ao governador um questionário que vai ser aplicado aos enfermeiros em todo o país. Hoje são 1,7 milhão os profissionais no Brasil e 14 mil  no Tocantins. Serão aplicados 1200 questionários no Estado.

A coordenadora disse que a pesquisa tem o apoio da Organização Panamericana de Saúde, do Conselho Federal de Enfermagem, das associações e sindicatos da classe e do Ministério da Saúde. "A enfermagem é uma categoria super importante para o sistema de saúde em qualquer parte do mundo", afirmou Maria Helena. Segundo ela, a Fiocruz é uma instituição muito séria, referência em pesquisa na área médica, onde seus colaboradores trabalham com prazer. A fundação é cercada por 11 comunidades, entre elas o Complexo do Alemão, que são atendidas pelos profissionais da Fiocruz. Isso faz com que haja respeito mútuo e um bom relacionamento. (Secom)