Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcio Vieria

A senadora Kátia Abreu (PSD) recebeu na tarde desta segunda-feira, 27, o título de Doutora  Honoris Causa,concedido pela Academia Brasileira de Filosofia, com uma saudação do acadêmico Ives Gandra Martins, professor titular e emérito da Universidade Mackenzie e doutor em direito, que realçou as qualidades da parlamentar e presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária. A outorga do título aconteceu na tarde desta segunda, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Palmas,  em solenidade que contou com a presença do governador Siqueira Campos (PSDB), da presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Jacqueline Adorno, presidente da OAB, Ercílio Bezerra, vice-governador João Oliveira (PSD), desembargadores, juízes, promotores, conselheiros do TCE, deputados federais e estaduais, jornalistas, presidentes de sindicatos rurais e um grande público de estudantes interessados nas palestras do Seminário Libertas, que, na sua terceira edição, é realizado em Palmas.

No seu discurso, já investida como doutora honoris causa, a senadora Kátia Abreu em denso pronunciamento, fez uma digressão sobre questões filosóficas, relacionando-as com as atividades produtivas e as liberdades democráticas que permitem o desenvolvimento sustentável, sem as amarras arbitrárias das ideologias sectárias no que foi bastante aplaudida e a fez interromper o discurso por várias vezes. Defendeu a senadora Kátia Abre um estado fundado nas liberdades, especialmente no tratamento do setor produtivo. Fez um tratado sobre as ideias de filósofos como  Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Kant, demonstrando a contribuição da filosofia ao longo do tempo para o aprimoramento do estado como é idealizado  hoje, a partir das liberdades,  onde está fundado o capitalismo, mola propulsora da economia mundial e de  produção de melhorias à população.

Após a senadora Kátia Abreu, o jurista Ives Gandra Martins fez uma palestra sobre Liberdade e Democracia no Século XXI, como que endossando o discurso de Kátia Abreu e sobre o qual fez várias referências durante sua exposição. Depois de Gandra Martins foi a vez do jornalista e blogueiro da Revista Veja, Reinaldo Azevedo, que discorreu sobre  A Liberdade de Imprensa como fiadora da democracia. No segundo momento desta segunda-feira,  falou o coordenador do Programa de Pós Graduação da PUC, Paulo de Barros Carvalho, que proferiu a palestra A Liberdade como Valor Constitucional. No final da tarde, às 17h30, a senadora Kátia Abreu discorre sobre A Liberdade como Instrumento de Justiça Social.