Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Escritor eximiu a população do Estado da mágoa infringida pela falta de compromisso do governo na questão do pagamento Escritor eximiu a população do Estado da mágoa infringida pela falta de compromisso do governo na questão do pagamento
  • Carpinejar durante palestra na Flit

O renomado escritor Fabrício Carpinejar publicou em sua página do Facebook mensagem afirmando que ainda não recebeu seu cachê pela palestra feita durante a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit 2012). Carpinejar disse ainda que foi informado por uma funcionária do governo que até o momento cerca de 80% dos palestrantes ainda não foram pagos pelo serviço prestado durante o evento.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, o escritor demonstrou grande frustração com todo o caso em torno da falta de pagamento do cachê. De acordo com Carpinejar, a impressão passada desde o momento da assinatura do contrato (entre 9 e 11/07. Sua palestra foi no dia 12/07), é que o pagamento seria feito antes do prazo de 30 dias estipulado pelo documento. “Foi assinado o contrato e havia uma certeza do pagamento. Uma perspectiva tácita e eu não tive nenhum retorno”, completou.

O escritor eximiu a população do Estado da mágoa infringida pela falta de compromisso na questão do pagamento do cachê referente à palestra ministrada. Carpinejar, contudo, frisou que a imagem do Estado fica maculada com toda a situação em torno do caso. “Fico chateado porque é o governo do Estado. Foi meu primeiro contato com o Tocantins. Tem que ter mais cuidado com os artistas. Principalmente se tem a perspectiva de uma feira internacional”, salientou.

Desinformação

Carpinejar explicou ao Conexão Tocantins que tentou contato com diversos setores das pastas responsáveis pela Flit e disse que a desinformação foi grande quanto ao pagamento do cachê. “Eles nos maltratam com o silêncio”, desabafou.

Palestra

Fabrício Carpinejar foi convidado para palestrar no espaço do Café Literário durante a Flit. De acordo com ele, mesmo depois de inúmeros contatos junto à Secretaria Estadual da Educação, a resposta que recebeu foi de que o repasse não havia sido feito pela Secretaria Estadual da Fazenda para a organização do evento, impossibilitando o pagamento dos cachês.

Seduc

Segundo nota enviada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) dos 196 prestadores de serviço durante a Flit, 80% já recebeu. A Seduc reitera na nota que os palestrantes com qualquer tipo de pendência devem apresentar a documentação processual. Segundo a Secretaria a solicitação foi feita individualmente aos palestrantes, mas muitos ainda não regularizaram. Confira abaixo a nota da Seduc na íntegra.

Nota da Seduc

Sobre os pagamentos dos palestrantes da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) 2012, a Secretaria de Estado da Educação informa que: 
- de 196 prestadores de serviços, entre palestrantes e oficineiros, cerca de 80% deles já receberam;
- no caso dos palestrantes que ainda não receberam e que não têm pendências de documentação, a Seduc esclarece que até esta sexta-feira os pagamentos serão efetivados. A secretaria aguardava somente o fechamento da folha de pessoal da Educação para efetivar os pagamentos.
- aos palestrantes com qualquer tipo de pendência na documentação processual, a Seduc reitera a necessidade da apresentação dos documentos. A solicitação foi feita individualmente aos palestrantes, mas muitos ainda não regularizaram, fato este que vem prejudicando o andamento dos processos.

Palmas, 28 de agosto de 2012