Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Alunos do Colégio Estadual de Itacajá promovem nesta sexta-feira, 31, um mutirão de limpeza do Rio Manoel Alves Pequeno, uma ação que promove a discussão de como o ser humano deve conviver harmoniosamente com o meio ambiente e ao mesmo tempo, sugerir ações de preservação da natureza. A ação faz parte das aulas de campo em preparação para a XI edição do projeto ambiental e ao Dia Temático.

A ação envolve alunos, professores e representa uma ação do Grêmio Estudantil. Para realizar a atividade e a integração com a comunidade as ações da escola, os coordenadores mobilizaram igrejas, o grupo de voluntários e órgãos públicos.

Antes os alunos desenvolveram atividades de produção de textos, frases, paródias e redação sobre a importância do rio para o município, fizeram entrevistas com os moradores mais antigos, com os povos indígenas e participaram de uma oficina de produção de sabão caseiro, como forma de reciclar o óleo de cozinha. Entre as discussões em sala de aula, um dos assuntos foi o impacto ambiental sofrido pelo rio com a urbanização humana.

O projeto de limpeza do Rio Manoel Alves é realizado desde 2002, por ser o rio, de relevância para o município devido ao turismo. Com isso, já houve a recuperação da mata ciliar nas proximidades da nascente. O trabalho da escola é tão importante que já foi tema de documentário produzido pela TV Brasil. (Ascom Seduc)