Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O “Seminário de formação o feminismo nosso de cada dia: desafios e propostas para igualdade e autonomia das mulheres”, evento proposto e organizado pelo Núcleo Feminista Olga Benário, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizado no campus de Araguaina na ultima sexta-feira, 31, aprofundou a discussão sobre os desafios e propostas para a construção de políticas e processos de transformações geradoras de igualdade e autonomia para as mulheres.

Segundo a coordenadora do evento, Amanda Teixeira, o encontro fomentou o debate acerca do machismo velado na sociedade e questionou a estrutura a vida de milhares de mulheres diariamente. “Devemos pensar no país que estamos construindo nos próximos anos, e também a forma que se dará a vida das mulheres nessa construção. Sonhamos com o Brasil mais justo e solidário e para isso lutamos para construir esse novo País” argumentou.

Amanda explica que as vezes ouvimos pessoas dizerem que não existe machismo na sociedade, mas não é possível fazer essa afirmação se as mulheres ainda sentem na pele as diferentes formas de opressão machista. “Dizem que o feminismo acabou e que não há machismo na nossa sociedade. Então por que as desigualdades entre homens e mulheres são tão abismais? O machismo existe sim e nossa tarefa é romper com a lógica que divide a sociedade entre os papeis desempenhados por homens e mulheres”, afirmou.

O Seminário propôs diálogos de diferentes perspectivas teóricas que orientaram a discussão sobre elaborações feministas e anticapitalistas, especialmente a economia feminista e o debate sobre a divisão sexual do trabalho. Além disso, analisaram os avanços, limites e desafios das políticas para mulheres na América Latina e Caribe, tendo como horizonte elaborações e propostas para políticas de igualdade.

A UFT se apresenta como campo de construção e reconstrução de novos valores, e de acordo com Amanda, o Núcleo Feminista Olga Benário tem sua história marcada por ações de perspectiva libertária e feminista, “isso significa fazer de nossa Universidade e sociedade como um todo um espaço verdadeiramente pautado na igualdade e isso perpassa pela libertação e autonomia das mulheres em uma sociedade onde o machismo ainda esta enraizado em todas as esferas, seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, concluiu.

Apoio

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) incentivou o evento por meio do Edital Nº01/2012, que visa destinar parte dos recursos da Fundação para a realização de eventos acadêmicos, culturais, científicos e tecnológicos. Podem concorrer ao auxilio financeiro, alunos e servidores da Universidade Federal do Tocantins – UFT e Instituto Federal do Tocantins- IFTO e ainda membros da comunidade científica que possuam  projetos junto à FAPTO. Os eventos devem ser realizados no Estado do Tocantins entre os dias 23 de janeiro a 31 de dezembro de 2012.