Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 21, a cidade de Gurupi recebe a exposição de artes visuais “controle” do artista Cláudio Montanari que terá vernissage às 19 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha. A exposição foi contemplada com o Prêmio Mauro Cunha de Apoio a Circulação de Exposições de Artes Visuais através do Edital de Incentivo à Cultura 2011 da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural do Tocantins e estará aberta para visitação até o dia 30 de outubro, em horário comercial.

A exposição “controle” já representou o Estado do Tocantins no Projeto SESC Amazônia das Artes em 2011, percorrendo as cidades de Manaus-AM, Porto Velho-RO, São Luis-MA e Cuaibá-MT e na galeria Sesc de Palmas em 2010.

Segundo Montanari, a continuidade da itinerância da exposição possibilita ao público o contato com uma produção tocantinense contemporânea contribuindo para uma reflexão crítica sobre os meios de comunicação de massa, suas formas de atuação e seus produtos.

Controle

“controle” é uma instalação artística, tem sua montagem adaptada ao espaço expográfico, tendo como suporte principal o papelão, utiliza imagens recolhidas na internet, trabalhadas através da serigrafia em sete gravuras que representam os temas abordados. Marca uma fase de transição na obra do artista saindo do bidimensional para o tridimensional, as gravuras partem das paredes transformando-se em objetos que tomam o espaço, ambientadas sonoramente por recortes de áudios de transmissões de TV, produto de pesquisa realizada pelo artista e ainda registra a abordagem de temas que refletem diretamente em nossas vidas, tais como: Prostituição, Consumo, Violência, Religião, Tecnologias, Meio Ambiente e a própria Informação.

Oficina:

Será ministrada aos interessados, uma Oficina de Serigrafia Artesanal.

Data: 22 de setembro

Horário: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 hs

Local: Centro Cultural Mauro Cunha

Número de vagas: 10

Idade: acima de 15 anos