Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Na modalidade estimulada Adinélio lidera com 55,6% Na modalidade estimulada Adinélio lidera com 55,6%
  • Pequena Igreja no centro de Aurora do Tocantins

O Instituto Skala divulgou pesquisa de intenção de votos para prefeito de Aurora do Tocantins. Segundo o levantamento do Instituto, na modalidade pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, se a eleição fosse hoje, o candidato à reeleição Adinélio (PMDB) teria 55,6% dos votos contra 39,4% do candidato Caçula (PTB). Os que se declararam indecisos somam 4,9%.

A pesquisa ainda mostra, na modalidade espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados, que o candidato Adinélio tem a preferência de 54,9% do eleitorado do município, contra 39,4% de Caçula. Do total 5,6% não opinaram na espontânea.

A margem de erro da pesquisa é 3,5% e foram ouvidos 142 entrevistados num trabalho de campo realizado no dia 15 de setembro.  

A pesquisa ainda procurou saber quem os entrevistados acham que ganhará a eleição independente do seu voto e 53,5% disseram que Adinélio ganhará a eleição, enquanto 36,6% acreditam que a vitória será de Caçula. Não souberam responder 8,5% e não opinaram 1,4%.

A pesquisa também procurou saber o índice de satisfação dos eleitores com a atual gestão municipal e fez a seguinte pergunta: “Você aprova ou desaprova a administração do prefeito da sua cidade?”. Os que disseram aprovar a administração de Adinélio somaram 68,3% e 19% disseram desaprovar. Já 12,7% não souberam responder. Adinélio era o vice-prefeito da cidade e assumiu depois do afastamento do titular Dional Vieira de Sena, acusado de diversas irregularidades cometidas no exercício do mandato.

A pesquisa

A pesquisa foi registrada no TRE sob o Nº 00289/2012. Foi adotado o sistema de amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho como seleção de eleitores a serem entrevistados utilizando-se cotas proporcionais em função das seguintes variáveis: Sexo, Faixa etária, nível de instrução, renda familiar e o número de eleitores para cada município tomando como base para tal seleção, dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO).