Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Imagens da Polícia Federal na porta da residência do candidato Cleiton Maia Imagens da Polícia Federal na porta da residência do candidato Cleiton Maia

O promotor eleitoral de Porto Nacional, Abel Andrade, revelou ao Conexão Tocantins nesta quarta-feira, 26, que o candidato do PMDB em Porto Nacional, Cleiton Maia estava com um esquema de compra de voto montado na cidade e que foi descoberto por meio de uma operação em conjunto com a Polícia Federal no começo da noite desta terça-feira, 25.

O promotor conta que recebeu várias denúncias de que a coligação de Cleiton estava comprando votos por R$ 80 reais inclusive de dia através de visitas a várias moradores de bairros carentes da cidade. “Pessoas vestidas de branco e laranja visitavam as casas e levavam um contrato para as pessoas assinarem que caracteriza a compra de voto no valor de R$ 80”, conta.

A promotoria e a PF conseguiram vários depoimentos de pessoas que confirmaram a venda de voto, segundo o promotor. “Retornei em varias residências e para minha surpresa as pessoas confirmaram a compra de voto”, salientou.

Foram realizadas busca e apreensão na residência do candidato, no diretório do PMDB, na casa de um dos coordenadores da ação de compra de voto e também na de um cabo eleitoral que guardava os contratos que caracterizava a ação. A candidata a vereadora Suzana Mecenas (PMDB) também estaria sendo beneficiada com a compra de votos, segundo o promotor.

Foram apreendidos centenas de contratos que foram assinados por alguns moradores.

“O MPE conclama a todos para que não vendam o voto porque isso é crime. O MPE está atento para coibir essas tentativas”, conta o promotor. A PF informou ao Conexão Tocantins que ainda não abriu os malotes com o material apreendido.