Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Palmas Marcelo Lelis (PV) participou do encontro de propostas promovido pela Faculdade Católica do Tocantins na noite desta última terça-feira, 03, onde os as perguntas feitas pelos próprios estudantes foram sorteadas para os candidatos.

Sobre propostas voltadas para o público idoso, Marcelo Lelis ressaltou que na sua gestão vai reconhecer a importância e valorizar os cidadãos da melhor idade. “O nosso plano de governo foi elaborado ouvindo diversos segmentos em várias regiões da cidade e conversando com o pessoal da melhor idade, quando reafirmamos o compromisso de, entre muitas ações, a criação de Centros de Convivência do Idoso em todas as regiões da capital e fiscalização nas empresas de transporte público para garantir a acessibilidade dos idosos, bem como construção de plataformas adequadas nos terminais de passageiros e apoio às entidades que trabalham a defesa dos direitos do idoso em Palmas”.

Infraestrutura

Questionado sobre de onde virão os recursos e como serão aplicados para resolver os problemas referentes às obras das galerias pluviais, rede de esgoto e asfalto, Marcelo Lelis destacou que vai trabalhar para reduzir custos nos município e buscar as parcerias necessárias para solucionar os problemas nessa área. “Aprefeitura tem recursos, mas é preciso diminuir o custeio verificando o que é desperdiçado pelo ralo e em corrupção. Vamos chamar as parcerias estaduais e federais, financiamentos bancários e com transparência aplicar os recursos para a realização dessas obras que são caras e necessárias”, disse.

Coleta seletiva de lixo

Marcelo Lelis respondeu também questionamentos feitos sobre a implantação de coleta seletiva em Palmas. “É um desafio de todos nós. Percorremos o país em busca de boas práticas e encontramos em outras cidades brasileiras sistema de coleta de lixo simples, barato e eficiente e que podem ser adotados em nossa capital. Além do grande ganho ambiental, a coleta gera emprego e renda através do trabalho desenvolvido pelos catadores. Vamos sem dúvida alguma estabelecer o tratamento adequado do lixo urbano gerado em Palmas”, afirmou.

Geração de emprego e renda

Sobre empreendedorismo e geração de emprego e renda, Marcelo Lelis destacou a necessidade de oferecer qualificação e capacitação para a mão de obra local. “Ao nosso lado está sendo instalada a maior Plataforma da Ferrovia Norte Sul, que vai gerar emprego e inúmeras oportunidades de negócios. Precisamos preparar e capacitar o nosso povo para essas milhares de vagas que vão surgir e o nosso setor empresarial para oferecer os serviços necessários. O problema de Palmas não será a falta de emprego, mas a capacitação e qualificação que precisa ser realizada com urgência para que essas vagas sejam ocupadas pelo o nosso povo”, disse ressaltando que entre os benefícios que serão destinados aos empresários locais está a redução do imposto municipal ISSQN de 5% para 2%.

Por último, Marcelo Lelis destacou propostas para o setor industrial de Palmas. “Nós estivemos reunidos com os empresários dos setores industriais da nossa Capital e todos querem a melhoria da infraestrutura das quadras que abrigam as suas empresas. Querem um novo asfalto, que acabem os buracos, que seja refeito o meio fio, pavimentação com galerias e rede de esgoto, revitalização de praças e avenidas, coleta adequada do lixo e limpeza pública. Medidas de responsabilidade da administração e que deveriam ter sido feitas. Isso mostra que o nosso povo e a nossa cidade está precisando é de cuidados”, destacou. (Assessoria de Imprensa)