Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Por meio dos Editais de Incentivo à Cultura 2011 que contemplou diversos projetos culturais em todo o Estado, artistas, artesãos e a classe cultural têm tido a oportunidade de colocar em prática seus projetos, inclusive de resgate cultural. O município de Filadélfia, a 500 km de Palmas, foi sede na última semana do projeto “Artesanato e Geração de Renda”, contemplado no Prêmio Dona Miúda 2011, da Secretaria Estadual da Cultura e Fundação Cultural que atendeu mais de 30 mulheres, com oficinas da técnica em tecelagem, renda bilro e trançado que oportunizou o aprendizado na confecção das peças e comercialização.

Segundo o responsável técnico pelo projeto Odimar Guimarães, ao longo do ano, a “Associação de Moradores do Povoado do Rodeador e Região” tem desenvolvido um trabalho de economia criativa envolvendo mulheres no entorno do município. Ele acrescenta ainda que “A proposta incrementa ações voltadas para a produção de artesanatos regionais com foco centrado no resgate de uma cultura regional tradicional do século passado e da possibilidade de geração de renda às mulheres menos assistidas da região”, explica Guimarães.

Segundo Núbia Cursino, técnica da Superintendência de Artesanato da Secult, o projeto resgata uma cultura antiga utilizada no Estado. “Hoje em dia não é comum trabalhos em tear e almofadas. Este trabalho manual é uma técnica repassada de geração em geração que produz um artesanato diferenciado e de qualidade”, ressalta Núbia.

Além do patrocínio do Edital a Associação contou com o apoio do ponto de cultura de Araguaína que disponibilizou uma equipe técnica na execução dos trabalhos.