Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Kadu Souza

Foto: Kadu Souza

Cinco artesãos tocantinenses foram selecionados para participação no “Projeto Comprador”, uma ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que promove o contato dos artistas com grandes compradores em uma rodada de negócios durante a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza (CE), que acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro. A iniciativa também conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Dentre os 11 artesãos selecionados pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) para participação na feira, as entidades Casa de Cultura Karajá, representada por Cleivan Myxewtoro; Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos de Assentamento Santo Onofre e Santa Tereza I, representada por Maria Bonfim Moreira; Arte no Fruto, representada pelo artesão José Guimarães e a Associação Dianapolina de Artesãos, representada por Eliene Bispo Santuário, além da artesã individual Elizane Ramalho, estarão presentes nas mesas de negociações com os compradores.

Expressando sua emoção ao ser selecionada, Elizane disse que se sente “grata e feliz pela oportunidade em ver o trabalho sendo reconhecido”. A artesã levará para a Fenacce confecções produzidas com capim dourado e fibras. Em julho ela também foi selecionada, por meio de edital, para a Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), que aconteceu em Olinda (PE), onde expôs seus produtos no estande do Tocantins.

A servidora Secult Núbia Cursino é coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e explica que a curadoria para a rodada de negócios na Fenacce é feita pela própria organização da feira, que tem acesso ao trabalho de todos os contemplados por editais. Segundo ela é emocionante ver que, além de todos os artesãos que participarão expondo e comercializando seus produtos no evento, o Tocantins teve cinco selecionados para o Projeto Comprador, um número próximo do estado anfitrião, Ceará, que terá seis profissionais do artesanato na rodada. 

 “O Tocantins é um estado novo, então ver que cinco dos nossos 11 artesãos foram escolhidos para apresentar seu trabalho na rodada de negócios é gratificante, pois isso traz visibilidade, é uma forma de divulgar essas peças para pessoas de outros estados e países”, completou Núbia, ressaltando também que três etnias indígenas (Karajá, Krahô e Xerente) estarão presentes na Fenacce 2023.

Fenacce

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura que acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outrubr reúne artesãos de diversas partes do Brasil, consolidando-se em um espaço que celebra a cultura e a arte popular. Além do artesanato cearense, o evento possibilita a participação de outros estados, uma ação que acontece através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico e social dos artesãos. Em 2023, a Fenacce chega a sua 5ª edição. (Secult/TO)