Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Promotora Eleitoral Ceres Gonzaga divulgou na tarde desta segunda-feira, 08, o balanço das ocorrências na 29ª zona eleitoral (Palmas). Segundo o relatório, 47 notícias-crimes foram recebidas entre sexta-feira, 05, e domingo, 07. Dentre elas estavam a de compra de voto, boca de urna, distribuição ilegal de combustível e propaganda/panfletagem irregular.

Em relação a compra de votos, o MPE requisitou a instauração de Inquérito Policial para apurar suposto crime eleitoral por parte do candidato a prefeito pela coligação “É a vez do Povo”, Marcelo Lelis (PV). A Promotora explica que caso as investigações comprovem de que houve abuso de poder econômico, ingressará com ações judiciais a fim de responsabilizá-lo, podendo ser declarada a sua inelegibilidade para eleições subsequentes.

Apesar das ocorrências, a Promotora Eleitoral considerou que o pleito transcorreu em clima de normalidade e tranquilidade, e destacou como fundamental a união de esforços entre o Ministério Público, Polícia Federal e Justiça Eleitoral para a preservação da democracia e das garantias constitucionais, em detrimento de disputas movidas por paixões partidárias. (Com informações da Assessoria)