Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Tocantins terá mais de R$ 18,5 milhões para implementar as ações da estratégia Rede Cegonha. A portaria do MS – Ministério da Saúde nº 2.296 aprovou a primeira etapa do plano de ação no Estado. O valor é destinado ao custeio de três Centros de parto normal; três casas da gestante, bebê e puérpera e leitos hospitalares. De imediato, serão repassados R$ 7,3 milhões para os serviços habilitados.


A primeira etapa do plano de ação da Rede Cegonha no estado do Tocantins contempla 55 municípios das Regiões de Saúde de Araguaína, Palmas e Augustinópolis.Os recursos vão garantir benefícios no Hospital e Maternidade Dona Regina, que será a ampliação de 10 leitos de UTI neonatal; implantação de 10 leitos de UTI adulto e 36 leitos específicos para mulheres com gestação de alto risco e pós-parto.

As verbas também serão destinadas à qualificação pelo MS de 20 leitos de UTI neonatal, 15 leitos de UCI Neonatal e 06 leitos Canguru, que já existem na unidade.

Para o Hospital Regional de Augustinópolis os benefícios são a ampliação de dois leitos de UCI neonatal; implantação de 7 leitos de UTI neonatal, 2 leitos de UTI adulto, 10 leitos específicos para mulheres com gestação de alto risco e pós-parto e 4 leitos Canguru. Na unidade, também há leitos para serem qualificados pelo MS: 5 leitos de UCI Neonatal e 06 leitos Canguru.


E para o Hospital e Maternidade Dom Orione está prevista a implantação de 10 leitos de UTI adulto, 20 leitos específicos para mulheres com gestação de alto risco e pós-parto e 5 leitos Canguru. Com as verbas, a unidade vai qualificar: 16 leitos de UTI neonatal, 14 leitos de UCI neonatal e 06 leitos Canguru.


Na avaliação da coordenadora de Ciclos de Vida da Secretaria de Estado da Saúde, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, as ações da Rede Cegonha consideram uma necessidade antiga nos serviços de saúde, mapeada pelos gestores, além de incentivar as boas práticas relacionadas ao parto e nascimento.


Ainda conforme a coordenadora, todas as Regiões de Saúde (Dianópolis, Guaraí, Palmas, Paraíso e Porto Nacional)  serão contempladas em etapas futuras. A implementação da Rede Cegonha nos serviços destas regiões estará em discussão em reunião prevista para os dias 22 a 26 de outubro, no auditório da Justiça Federal.

Rede Cegonha

Lançada no ano passado, a estratégia Rede Cegonha fortalece um modelo de atenção que vai do reforço do planejamento familiar à confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto, até os dois primeiros anos de vida da criança.(Com informações do Ministério da Saúde)