Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O curta-metragem Deus, do Distrito Federal, dirigido por André Miranda, foi eleito o melhor filme da Curta Mostra Cinema nos Bairros da 12ª Goiânia Mostra Curtas, realizada entre 11 e 13 de outubro, em três bairros de Goiânia. O vencedor, conforme preferência do júri popular, recebe o Troféu Icumam. A 12ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e Sesi – Conselho Nacional; e apoio do Ministério da Cultura, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia e Correios.

Balanço

Segundo a direção do festival, um público médio de 5.000 pessoas de todas as idades compareceu às sessões no Bairro São Carlos, Residencial Buena Vista e Residencial Orlando Morais. Dentre os seis curtas-metragens exibidos, a plateia elegeu a ficção que narra a história de um frango que precisou morrer para entender o sentido da vida. Filmes de São Paulo, Santa Catarina e de Pernambuco ─ entre curtas de ficção e animação ─ também estavam na disputa.

A Curta Mostra Cinema nos Bairros é a última etapa da programação do festival realizado de 2 a 7 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO. As sessões em praça pública integram o programa de democratização audiovisual do festival, que também dedica-se à qualificação profissional e formação de plateias para o cinema nacional.

Para a diretora geral da 12ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, a décima segunda edição entra para a recente história da Goiânia Mostra Curtas como uma das mais bem sucedidas a despeito da dificuldade de captação de recursos, até o último momento de produção. "Todas as ações do festival foram muito prestigiadas por um público maduro e os convidados vindos de outros estados querem voltar, satisfeitos com tudo o que encontraram por aqui", comenta Abdalla.

Segundo ela, a estimativa de público da 12ª Goiânia Mostra Curtas é de 15 mil pessoas, participantes das mostras e outras atividades como oficinas, encontros, seminário, palestra, debate e encontro Ancine. Ao todo, o festival exibiu 86 filmes e vídeos produzidos em 22 estados brasileiros. A 13ª Goiânia Mostra Curtas está prevista de 8 a 13 de outubro de 2013.