Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A regularização de terrenos doados pelo Governo do Estado à Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - foi discutida durante encontro entre o gestor da entidade no Tocantins, Carlos Magno Costa Rocha, e o secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua. As áreas são localizadas em regiões distintas da Capital, uma no Centro de Pesquisa e Criação de Peixes no lago da Usina Luís Eduardo Magalhães, e outra no distrito de Buritirana.

Padua informou que a primeira medida tomada pela Seagro foi a divisão dos dois processos de doação de terrenos. “Os dois processos estavam caminhando juntos, mas o nosso setor jurídico entendeu por bem, separar os dois para uma melhor análise”, salientou.

 Para que a regularização dos terrenos seja feita e a doação efetivada, ainda é preciso que sejam tomadas uma série de ações, que já estão em processo adiantado. “Para que a Embrapa fique bem documentada, é preciso fazer o georreferenciamento das duas áreas indicadas para a doação, entre outras coisas”, completou o secretário executivo da Seagro.

 Ampliação

 Na ocasião, o representante da Embrapa, Carlos Magno Rocha, enfatizou à Seagro o pedido para que a área de pesquisa em peixes no lago da Usina seja expandida. “O Governador já autorizou o estudo da área para podermos ver a possibilidade de ampliação da área”, explicou.

            Pesquisa

A Embrapa já desenvolve projetos de pesquisa nas duas áreas. No lago da Usina, a empresa instalou um programa de criação de peixes, com objetivo de aumentar a oferta de pescado na região, favorecendo pescadores locais. Já no distrito de Buritirana, localizado a cerca de 60 km do centro de Palmas, a empresa conta com um campo experimental de sistemas agrícolas. (Com informações da Seagro)