Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Iniciaram nesta segunda-feira, 5, as aulas teóricas do Curso para Mototaxistas oferecido pelo Governo do Estado, por meio do Detran-TO,  na cidade  de Araguaína, na região Norte do Estado, a 368 quilômetros de Palmas. O curso é oferecido gratuitamente à categoria por meio do Instituto Tocantinense de Especialização e Apoio a Segurança de Trânsito (ITASET), sendo realizado na Associação dos Centros de Formação de Condutores do município nos turnos - matutino, vespertino e noturno.  Com 452 inscritos, o curso teve adesão total dos mototaxistas.

O curso tem como grade curricular disciplinas de ética, cidadania, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, transporte de pessoas e a prática veicular individual específica. Será desenvolvido conteúdo teórico e prático, sendo que as aulas teóricas são aplicadas no meio da semana enquanto as aulas práticas nos finais de semana. Todo o aprendizado dentro da sala de aula será avaliado durante as aulas de habilidade com o veículo de trabalho (motocicleta) de cada aluno.

O objetivo dessa qualificação é aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, mostrando a importância da atualização e da capacitação para a prestação do serviço com qualidade, eficiência e segurança. De acordo o coordenador geral do Itaset, capitão Rodrigo Marques, a participação de cada profissional é de extrema importância. “Todo mototaxista deveria se engajar nessa questão de se qualificar, pois, o que aprendem na teoria e nas aulas práticas, vai se refletir em um melhor trabalho prestado para toda a sociedade”.

O Governo do Estado, por meio do Detran-TO, oferta o curso a toda categoria no Estado, cerca de 1.800 profissionais. Em Palmas, o curso já está sendo realizado, enquanto que em Gurupi inicia também neste mês, sendo que as atividades se estendem ainda por outras regionais, com datas a definir. (Ascom Detran)