Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins vai participar da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), representado pelo secretário-chefe da CGE, José Pedro Leite. A Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês) é um evento dedicado ao debate e à troca de experiências referentes ao tema anticorrupção, consistindo, especificamente, num fórum de discussão sobre transparência, combate à corrupção e justiça social. O evento acontece de 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Promovido pela Transparência Internacional (TI), organização não-governamental dedicada ao combate à corrupção em todo mundo, e organizada pela AMARRIBO Brasil (representante da TI no Brasil) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o apoio do Instituto Ethos, a 15ª IACC contará com a participação de lideranças políticas, representantes da sociedade civil e especialistas dos setores público e privado de todo o mundo para traçar estratégias comuns para o desenvolvimento de medidas de prevenção e combate à corrupção.

O tema desta edição é “Mobilizando Pessoas: Conectando Agentes de Mudança”, com foco em tópicos relacionados à boa governança, mobilização cidadã, desenvolvimento sustentável, e outros pontos de importância para a definição de futuro comum das nações. Outros assuntos que serão abordados serão: sustentabilidade e meio ambiente, política, transição de governos, educação, agenda empresarial, saúde, comunicação e mídias sociais, além da importância da mobilização popular e da ação coletiva. “Participar de um evento deste porte é muito positivo, por que além da troca de experiências, esse tipo de discussão favorece a colaboração entre diferentes Estados na luta contra a corrupção”, diz o secretário-chefe da CGE, José Pedro Leite.

IACC

O evento ocorre em um país diferente a cada dois anos e conta geralmente com a participação de 1.500 pessoas de mais de 130 países interessadas em discutir temas relacionados à integridade, transparência, boa governança e combate à corrupção. A ideia de se criar a IACC surgiu por iniciativa das agências internacionais encarregadas de executar as leis anticorrupção. Embora inicialmente centrada nos problemas relacionados à aplicação das leis e no desenvolvimento de estratégias para inibir e investigar a corrupção oficial, a Conferência passou a atingir todo o conjunto de interessados no combate à corrupção e à fraude em todo o mundo.

15ª edição

A Transparência Internacional convidou o Brasil a sediar a 15ª IACC por reconhecer a importância que o País tem atribuído ao tema da luta anticorrupção e ao protagonismo e liderança que tem exercido nesta área. Nesse sentido, considerando o significado do evento como reconhecimento das ações desenvolvidas pelo Governo Brasileiro na prevenção e no combate à corrupção, e após obter o consentimento do Ministério das Relações Exteriores e a aprovação da Presidente da República, a Controladoria-Geral da União (CGU) manifestou total adesão à proposta e assumiu a responsabilidade pelos custos da organização do evento, nos termos consubstanciados no Memorando de Entendimento.

Ao sediar a próxima IACC, o Brasil poderá divulgar aos países convidados as medidas implementadas na área e os grandes avanços alcançados, fortalecendo seu prestígio e reputação como referência global na promoção da transparência e na prevenção e combate à corrupção. Por isso, a realização da 15ª IACC no Brasil constitui oportunidade ímpar para o País consolidar a sua imagem de líder na luta anticorrupção e imprime significado e importância sem precedentes ao trabalho de inserção da CGU no debate internacional sobre o tema.

A íntegra da agenda, com os painéis e participantes, está disponível em http://15iacc.org/agenda/full-agenda/language/pt/.