Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação


Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, 06, o Colégio de Procuradores do Ministério Público empossou o promotor de Justiça José Maria da Silva Júnior no cargo de Procurador de Justiça. O membro foi eleito por critério de merecimento, em 2011, para a 10ª Procuradoria de Justiça, na vaga deixada por César Augusto Margarido Zaratin, por ocasião de aposentadoria. No mês passado, após questionamento da formação da lista tríplice que elegeu José Maria, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu por anular a votação e determinou a realização de outro pleito. Em nova eleição conduzida pelo Conselho Superior do Ministério Público, no dia 01 deste mês, o órgão elegeu novamente, por unanimidade, José Maria da Silva Júnior para o cargo.

Presidindo a solenidade, o procurador geral de Justiça e presidente da corte, Clenan Renaut de Melo Pereira, destacou a satisfação de reconduzi-lo ao posto conquistado, por mérito, pelos trabalhos desempenhados aos longos dos 20 anos como membro do parquet tocantinense. “Tenho certeza de que o compromisso com o MP será acatado por Vossa Excelência, pois em todos os estes anos, tem prestado grande serviço à sociedade”, declarou.

José Maria da Silva Júnior reafirmou o compromisso assumido no discurso de posse anterior, registrando todo o aprendizado adquirido ao longo de um ano em que compôs o Colégio de Procuradores e relatou os momentos de apreensão, assim como o apoio de colegas e servidores no último mês. “É uma honra fazer parte de um colegiado composto de pessoas tão especiais. Me sinto privilegiado e ainda mais responsável por ter sido empossado duas vezes”.

Prestigiaram a solenidade familiares do empossado, além dos promotores de Justiça Fábio Lang, Airton Amilcar Machado e José Kasuo Otsuka, o Procurador da União André Luis Rodrigues de Sousa e servidores da Instituição.

Perfil de José Maria da Silva Júnior

Natural de Quixadá - CE, José Maria da Silva Júnior tem 47 anos de idade. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG) no ano de 1989, ingressou no Ministério Público Estadual em 1992. Atuou nas Promotorias de Justiça de Palmeirópolis, Paranã, Dianópolis e desde 1997 é titular da 25ª Promotoria de Justiça, com atuação na área de meio ambiente, em Palmas. No ano de 2005, concluiu o curso de mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). José Maria é casado e tem duas filhas.